SaporeDiVino

Vinhos Verdes

O que são os vinhos verdes?

Por mais que soe estranho, um Vinho Verde pode ser vários tipos de vinho. Verdade!

Aliás, pode ser tinto, branco, rosé ou até mesmo um espumante.

Os vinhos verdes são portugueses e possuem uma Denominação de Origem Controlada. Exatamente por serem de Origem Controlada são produzidos exclusivamente numa região específica de Portugal.

Mas de onde vem esse nome Vinho Verde?

Os produtores desse vinho dizem que o nome se deve a uma característica dessa região localizada a noroeste de Portugal, e que possui uma paisagem exuberantemente verde por conta do seu clima úmido e de um alto índice pluviométrico, tornando a vegetação de um verde estonteante.

É um vinho muito fresco, leve com uma alta acidez devido a predominância de acido málico, níveis de açúcar relativamente baixos, o que explica serem vinhos de baixo teor alcoólico, o ideal é que sejam consumidos ainda jovens.

Nas últimas duas décadas, o investimento de produtores na região aliado a uma nova geração de enólogos conseguiram mudar e muito o conceito sobre Vinho Verde, atualmente é comum encontrarmos Vinhos Verdes complexos e ricos em aromas, mas que continuam a serem frescos e leves, assim como devem ser!

Como eu sempre digo, o importante no mundo dos vinhos é experimentar, e se tiver a oportunidade deguste um vinho verde, que pode ser branco, tinto, rosé ou espumante, olha sò quanta variedade! 🙂

Se você gostou do post que tal compartilhar com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

Qualquer dúvida ou sugestão é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

É sempre um prazer responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *