SaporeDiVino

Vinho “Passito”

Hoje vou explicar para você o que é um vinho “passito”. Eles fazem parte da categoria de vinhos doces que são ótimos para serem harmonizados com sobremesas ou ao final das refeições. Essa categoria de vinho passito é característico da Itália. Passito deriva da palavra appassire que significa murchar, aqui o sentido é deixar as uvas secarem, desidratarem para aumentar a sua concentração de açúcar.

As uvas são colocadas em caixas ou telas em longas fileiras para desidratar, e devem ser giradas pelo menos duas vezes ao dia. No Sul da Itália onde o clima é mais quente, as uvas podem ser deixadas para secar ao sol, enquanto que no norte, se usam grandes galpões muito arejados para evitar a umidade, consequentemente a proliferação de fungos. Esse processo de secagem pode durar de semanas a meses.

Um exemplo de vinho passito muito apreciado é o Passito de Panteleria produzido na Sicília, são vinhos espetaculares, repleto de aromas e sabores, considerados também como vinhos de meditação, mas sobre esse conceito vou falar num próximo post.

Agora um conselho, muitas pessoas tem preconceito com relação aos vinhos doces, e como eu sempre digo, o vinho é a bebida mais democrática que eu conheço. Tem gosto para tudo e para todos, então se tiver a oportunidade de degustar um vinho doce, como por exemplo, um passito, não deixe essa oportunidade passar, tenho certeza que você vai se surpreender.

Se você gostou do post que tal compartilhar com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

Qualquer dúvida ou sugestão é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *