SaporeDiVino

Maceração

O que é a maceração no processo de produção do vinho?

 

A maceração é utilizada na produção dos vinhos tintos e consiste no contato do mosto (suco de uvas) com as cascas para extrair substâncias fundamentais para o vinho como a cor, os aromas e também os taninos.

Se você ainda não sabe, o que dá a cor ao vinho é a casca, pois a polpa da uva é sempre branca. Por esse motivo podem-se produzir vinhos brancos de uvas tintas, como por exemplo, o champagne, onde uma das uvas utilizadas é a Pinot Noir, uma uva tinta.

Para os vinhos tintos é muito importante o contato do mosto com as cascas para extração desse componente da cor que se chama antocianina, inclusive a quantidade de dias ou semanas que ocorre a maceração é o que vai definir a tonalidade desse vinho, sem falar da extração dos aromas e também dos taninos que estão contidos na casca.

E quem define isso tudo é o enólogo com base na sua capacidade e na sua experiência.

Agora você já sabe o que a maceração é um processo utilizado na produção de vinhos tintos e também de alguns rosés. Para alguns vinhos rosés é importante o contato também do mosto com as cascas, que nesse caso acontece por algumas horas…só para dar a tonalidade ao vinho, quanto mais tempo o mosto fica em contato com as uvas, a tonalidade vai ser mais escura.

Conhece alguém que curte vinhos?

Então compartilhe o nosso post utilizando uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *