SaporeDiVino

Uva Chardonnay

Conhecida como a rainha das uvas brancas é uma das cepas mais conhecidas e mais plantadas no mundo…

Assim como a Cabernet Sauvignon que é considerada a rainha das uvas tintas, a uva  Chardonnay é plantada praticamente em todos os países que produzem vinho.

Ela é originaria da região de Borgonha, cultivada principalmente em Côte de Beaune e Chablis, além das regiões de Champagne, da Alsácia e de Languedoc-Roussillon.

Encontramos também a Chardonnay em diversas regiões da Europa. Nos Estados Unidos na Califórnia, e no Oregon, ainda na Austrália, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Brasil e etc…

Conhecida pela sua versatilidade, a Chardonnay pode fornecer vinhos muito variados, frescos e agradáveis quando ainda jovens e mais complexos quando envelhecidos em barris de carvalho, tudo de acordo com o amadurecimento da fruta, suas técnicas de vinificação, e também do terroir.

Os odores que podemos sentir na uva chardonnay em relação aos seus aromas frutados são maçã verde,  limão, melão, frutas cítricas, abacaxi e manga.

Dependendo do seu processo de vinificação, quando envelhecido em barris de carvalho a uva Chardonnay muda suas características naturais, acrescentando aromas e sabores marcantes de baunilha, pão torrado com manteiga, açúcar caramelizado entre outros.

Quando cultivada em locais frios e amenos seu vinho é leve e refrescante, enquanto que, em locais de clima quente com temperaturas altas, desenvolve corpo e densidade.

Um vinho francês muito famoso produzido com essa uva é o Chablis, vale lembrar que também é uma das uvas utilizadas na produção do famoso espumante, o “Champagne”.

.

Para harmonizar os vinhos mais leves, frescos e minerais são excelentes opções para ostras, frutos do mar, risoto de camarão, salmão , atum, lagosta grelhada…

Os mais encorpados envelhecidos em barris de madeira se harmonizam bem com frango, salames, carnes de porco e etc..

A uva Chardonnay é considerada muito versátil quando falamos de harmonização, ela combina super bem com a maioria dos alimentos.

Gostou do post? Compartilhe com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

Qualquer dúvida ou sugestão é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *