SaporeDiVino

Vinho Merlot combina com o quê? Saiba como harmonizar!

vinho merlot combina com

Antes de revelar sobre “Vinho Merlot combina com o que?” acho importante introduzir algumas informações sobre essa variedade de uva tinta que é uma das mais famosas e cultivadas em todo o mundo. Tenho até a impressão que é uma das variedades tintas mais queridinhas dos brasileiros.

Origem da Uva Merlot

A origem dessa uva é a região de Bordeaux na França, uma uva tinta com cachos de tamanho médio em forma triangular. Seus bagos são médios com uma casca resistente de cor azul bem escuro e que possuem uma maturação precoce.

Dizem que o seu nome deriva de um pequeno pássaro preto que é muito comum na Europa conhecido como “pequeno merle”, ou melro, em francês.

O nome Merlot seria uma derivação de Melro por conta  da comparação feita entre a cor preto-azulada do pássaro e as uvas maduras dessa variedade, outra teoria, é que os melros gostam de comer essas uvas antes da colheita.

vinho merlot combina

Características do Vinho Merlot

Vinhos feitos a base da uva Merlot normalmente são vinhos de corpo. Dependendo da sua proveniência e do estilo do produtor podemos encontrar vinhos mais macios, fáceis de beber, até mesmo vinhos importantes de grande estrutura e predispostos a um grande envelhecimento, tudo depende da forma como são produzidos.

Vinhos macios, elegantes, intensos, que na sua grande maioria possuem um toque aveludado, na sua cor podemos identificar um vermelho rubi escuro que tendem ao vermelho granada com o envelhecimento.

No nariz são vinhos intensos e complexos, mesmo nas versões mais simples. Os aromas mais característicos são: cereja, framboesas, pequenas frutas vermelhas, notas de pimenta e cravo e quando envelhecidos em madeira notas de couro, café e alcaçuz.

A nível de curiosidade um dos vinhos mais caros do mundo é feito com a uva Merlot (100%), o famoso Vinho Petrus, produzido na pequena cidade de Pomerol na região de Bordeaux na França.

vinho merlot

Vinho Merlot combina com que tipo de comida

O Vinho Merlot combina com vários tipos de comida, em sua grande maioria são vinhos mais macios, mas lembre-se que dependendo da forma como são produzidos podem possuir uma grande estrutura.

A harmonização vai depender das características do vinho e também do prato. Os vinhos mais leves vão combinar com as comidas mais leves e os pratos mais complexos com os vinhos mais encorpados.

Vinho Merlot combina com massas e risotos

Os vinhos mais leves combinam com massas com molhos de tomates, molhos picantes, molhos de carne, como por exemplo, a bolonhesa. Risotos de funghi e linguiças. Se quiser harmonizar uma pizza que tal presunto e funghi?

Vinho Merlot e carnes brancas

Frango assado, frango ao molho de pimentões, pratos também a base de patos, como pato com laranja e a base de coelhos.

merlot combina com

Vinho Merlot com carnes vermelhas

Salames, bolos de carne, carne assada, carnes grelhadas, e carnes de caça vão se harmonizar bem com vinhos merlot mais estruturados.

Vinho Merlot combina com queijos

As tipologias mais leves de Merlot se harmonizam com os queijos cremosos como brie e camembert, conforme a sua estrutura aumenta  os semiduros emmental, gouda e gruyère e para os mais estruturados, os queijos de casca dura como grana padano, parmiggiano e cheddar.

Gostou de conhecer as combinações com o Vinho Merlot?

Tem vontade de aprender ainda mais sobre vinhos?

Pergunto isso porque muitas pessoas me relatam que tem certa dificuldade para escolher o vinho ideal para cada ocasião, principalmente para harmonizar com comidas – além, é claro, de desejarem saber mais sobre a bebida dos deuses.

Então se você acha que deveria (ou gostaria de) saber mais sobre vinhos do que realmente sabe, tenho uma dica para você: baixe meu eBook gratuito com 6 Dicas para se Tornar um Expert em Vinhos. 

25 comentários sobre “Vinho Merlot combina com o quê? Saiba como harmonizar!

      1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

        Oi Mara,
        Espero que você tenha reservado o seu lugar no nosso Workshop onde vão rolar muitas informações sobre vinhos.
        Obrigada pelo comentário.
        Abraços,
        Iaponira Diniz

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Aparecida,
      Fico feliz de poder contribuir para o seu conhecimento.
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços,
      Iaponira Diniz

  1. Ivan Cavesso Garcia

    Olá querida, primeiramente receba meus parabéns por este maravilhoso trabalho! Tenho certeza que encontrar você será um grande divisor de águas no meu aprendizado sobre o maravilhoso mundo dos vinhos! Já me inscrevi no workshop e estou aguardando ansiosamente! Parabéns mais uma vez! Seu amigo Brasileiro de Santo André estado de São Paulo.

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Ivan,
      Espero contribuir para o seu conhecimento. 🙂
      Nos vemos dia 05/04 no inicio do Workshop.
      Obrigada pelo comentário.
      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Luiz Fernando,
      A coisa boa do mundo dos vinhos é que a gente está sempre aprendendo. 🙂
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços,
      Iaponira Diniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *