SaporeDiVino

Vinho Branco: Tipos e Características

Existem diversos tipos de vinho branco que combinam demais com o nosso clima no Brasil.

Infelizmente, os vinhos brancos raramente chamam a atenção que merecem, pois muitas pessoas associam o prazer de beber vinhos aos vinhos tintos, e não sabem as maravilhas que deixam de saborear.

Na maioria das vezes, são vinhos frutados, leves, com uma boa acidez, que se harmonizam muito bem com peixes e frutos do mar.

Devem ser servidos a uma temperatura que pode variar entre 8°c e 12°C, isso se estivermos nos referindo aos vinhos tranquilos, nos casos dos espumantes entre 6°C e 8°C, são verdadeiramente vinhos refrescantes.

Vinhos que na sua maior parte devem ser consumidos ainda jovens, mas você deve saber que existem alguns vinhos brancos que são destinados ao envelhecimento e não deixam nada a desejar aos vinhos tintos de guarda, pois desenvolvem também uma complexa e variada gama de aromas e sabores.

Vinho branco: tipos

Existem vinhos brancos para todos os tipos de gosto e que podem ser degustados nas mais variadas ocasiões.

Entre os mais conhecidos podemos citar os vinhos secos, que podem ser leves ou encorpados, e até mesmo os barricados, que são aqueles que sofreram a fermentação em barris de carvalho.

Temos também os vinhos doces de sobremesa, que muita gente subestima, mas apresentam em sua grande maioria uma explosão de aromas e sabores.

Não podemos esquecer dos vinhos brancos espumantes, vinhos alegres, refrescantes que combinam tanto com um fim de tarde entre amigos ou quem sabe então a beira de uma piscina ou na praia com uma taça de espumante a base de Pinot Noir?

E já que falei da Pinot Noir, uma uva tinta, você deve estar se perguntando, mas como? Se você falou em vinhos brancos…

Se você não sabe, e eu não sabia, podemos ter vinhos brancos de uvas tintas, o que dá a cor ao vinho é a casca, independente da uva ser tinta ou branca a sua polpa é sempre clara, e o que torna o vinho branco, mesmo sendo feito a partir de uvas tintas, é que no seu método de produção não existe o contato com a casca.

vinho branco tipos

Principais Características dos Tipos de Vinho Branco

Cor

Só de observar a cor de um vinho branco podemos adivinhar que tipo de vinho iremos degustar.

A cor amarelo palha, em geral, é de vinhos leves e jovens. Conforme a cor se torna mais intensa, obviamente aumenta a concentração do vinho, que significa uma maior graduação alcoólica e mais plenitude no seu paladar.

Os reflexos brilhantes esverdeados são um sinal de juventude, mas também de uma promessa, reflexos verdes podemos considerar que vem da clorofila, no entanto uvas colhidas ainda não maduras, então um vinho rico em acidez.

Acidez

Uma característica dominante nos vinhos brancos, juntamente com as frutas.

Com o tempo essa característica que é a espinha dorsal de um vinho branco, se atenua e aparecem características mais macias ao gosto, mas que devem sempre manter um gosto de fruta madura.

Taninos

Praticamente a quase ausência de taninos, digo quase porque podemos encontrar em alguns, os vinhos brancos são percebidos de forma diferente no que diz respeito à sua estrutura, ou ao seu corpo.

Por esse motivo uma boa avaliação de um vinho branco é baseada nos seus aromas e o tempo que dura a sensação de ter o sabor no interior boca.

Isso varia de acordo com o tipo de vinho branco que você está degustando que pode ser seco, suave ou doce. Certamente a percepção em relação a persistência será maior nos vinhos doces, porque é a sensação que desaparece mais lentamente.

Vinho branco: tipos de uva

As uvas podem ser conhecidas também como cepas ou castas, sabemos que existem uma enorme variedades de uvas, inclusive uvas brancas da espécie Vitis Vinifera que são utilizadas na produção de vinhos brancos de qualidades.

Vou destacar os tipos mais populares na produção dos vinhos brancos:

Airén

Chardonnay

Chenin Blanc

Gewurztraminer

Malvasia

Moscatel

Picolit

Pinot Blanc

Riesling

Sauvignon Blanc

Verdicchio

Vermentino

Viognier entre tantas outras

Já que você se interessou por conhecer esse post sobre os tipos de vinho branco,  e se você tem vontade de saber mais sobre como aproveitar melhor a experiência da degustação de vinhos, deixa eu te fazer uma pergunta: seus conhecimentos enófilos estão no patamar que você gostaria?

Pergunto isso porque muitas pessoas me procuram relatando situações como constrangimentos em reuniões de negócios que acontecem em restaurantes mais sofisticados e certa dificuldade para escolher o vinho ideal para cada ocasião – além, é claro, da própria relação entre o quanto gostariam de saber sobre vinhos e o quanto se dedicaram para isso.

Então se você acha que deveria (ou gostaria de) saber mais sobre vinhos do que realmente sabe, tenho duas dicas para você: baixe meu eBook gratuito com 6 Dicas para se Tornar um Expert em Vinhos.

Estamos com matrículas abertas para o nosso Curso Expert em Vinhos. Você pode reservar a sua vaga clicando no banner aqui embaixo.

7 comentários sobre “Vinho Branco: Tipos e Características

  1. Gilceu Cantelli

    Achei bem oportuno a observação sobre a questão de consumo dos vinhos brancos. Realmente são muito interessantes principalmente para o verão. As pessoas devem ousar mais e se arriscar em degustar os brancos. Vão ter experiências incríveis.

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Gilceu,
      infelizmente é uma verdade, o brasileiro não é habituado aos vinhos brancos.
      Os vinhos brancos, os espumantes e também os rosés combinam demais com o nosso clima.
      Espero que aos poucos as pessoas descubram essas maravilhas e como você mesmo falou vão ter experiencias incríveis.
      Obrigada pelo seu comentário.

      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

  2. Samira Machado

    Confesso que antes do curso oferecido pelo SaporeDivino torcia o nariz para os vinhos brancos e também para os rosés. Acreditava que vinho, só se fosse tinto. Mas conhecimento é tudo e depois que fiz esse curso meu preconceito foi por água abaixo. Hoje, além de gostar dos brancos e rosés e degustá-los com frequência, também assumi a bandeira da divulgação destes tipos de vinhos.

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Samira,
      Uma grande honra ler esse se depoimento!
      Assim como você eu também no inicio da minha relação com os vinhos pensava que vinho bom era só vinho tinto.
      Muito feliz de saber que agora você aprecia outros tipos de vinho e obrigada por assumir essa bandeira junto comigo. 🙂

      Grande beijo,
      Iaponira Diniz

  3. Adriana Leite

    Amei super este post! Tenho uma certa resistência quanto aos vinhos brancos, mas o post foi tão gostoso que prometo, nas minhas compras, eleger sempre um branco daqui pra frente.
    Numa visita sua a uma vinícola aí na Itália você apresentou um branco feito da Viognier chamado Donna Adriana. Fiquei interessadíssima. Prometi visitar a Itália com a intenção de experimentá-lo. Isso será em breve.
    Um beijo.
    Adriana Leite

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Adriana,
      Se de uma chance de experimentar os brancos, mas não esqueça também dos rosés, espumantes e vinhos de sobremesa.
      Uma das magias do mundo dos vinhos é a sua diversidade.
      Te espero aqui em Roma, e quem sabe vamos visitar juntas a vinícola onde é produzido o Donna Adriana, já te adianto que é um vinho de grande qualidade.
      Beijos,

  4. Pingback: Tipos de Vinho Tinto: Conheça as suas Características - Sapore DiVino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *