SaporeDiVino

Uva Branca: Tipos Mais Comuns para Produção de Vinhos

Uvas Brancas1

Quando pensamos em vinho a maioria das pessoas associa diretamente aos vinhos tintos, mas não podemos esquecer que existem os vinhos feitos de uva branca que são um espetáculo a parte.

Eu sou uma grande apreciadora de vinhos elaborados com tipos de uva branca, sem falar que combinam muito com o nosso clima do Brasil, produzem vinhos refrescantes que devem ser servidos a uma temperatura mais baixa.

As uvas brancas produzem vinhos tranquilos e também os espumantes e a verdade é que os apreciadores das uvas de vinho branco normalmente possuem os paladares mais apurados e exigentes do mercado.

uvas brancas

Uvas para vinho branco: características especiais

O mundo das uvas de vinho branco compreende uma grande variedade e diversas características próprias das uvas que são utilizadas para elaboração dos vinhos brancos.

Normalmente o método de produção dos vinhos brancos prevê que as uvas para vinho branco sejam espremidas de forma mais leve, já separando totalmente as cascas e sementes. Essa é a principal característica que distingue a produção de vinhos brancos dos tintos, já que para os tintos é fundamental o contato com as cascas para dá a cor ao vinho.

Vinhos produzidos com uvas brancas apresentam uma cor amarelo, mais ou menos intenso com reflexos verdes, âmbar ou dourado, dependendo da variedade da uva ou do seu método de produção.

Seus perfumes na maioria das vezes são delicados e frutados com sabores frescos e aromáticos.

tipo uva branca

Uva branca: tipos mais comuns

Existem mais de 6.000 variedades de uvas viníferas, que são as mais apropriadas para a produção de vinhos, dentre elas uma enorme quantidade de uvas brancas que nos proporcionam também vinhos de excelente qualidade.

 

Vou listar dez tipos de uva branca mais conhecidas e utilizadas na produção de vinhos, mas lembre-se existe uma quantidade muito maior.

 

icone uva cinza Chardonnay

Uva Branca Chardonnay

Uma uva célebre dos vinhos de qualidade da região de Borgogna e Champagne, na França. Atualmente essa uva é cultivada em muitos lugares do mundo, não por ser somente uma grande uva de qualidade, mas também porque se vende muito bem. Os vinhos Chardonnay são frequentemente agradáveis e frescos. Depois de uma longa maturação em madeira adquirem um gosto característico que nos recorda um pão torrado, quentinho com manteiga. 🙂 Um bom vinho Chardonnay deve possuir um aroma generoso onde se pode identificar frutas exóticas, pêssegos, melão, abacaxi e frutas cítricas. Nos vinhos de Borgogna identificamos muitas das vezes nozes e avelãs.

icone uva cinzaGewürztraminer

Uva Branca Gewurztraminer

Apesar do nome alemão, é uma variedade de uva branca conhecida da região da Alsácia, na França, cultivada também na Alemanha e na Itália. Os vinhos feitos com essa uva podem ser secos ou doces. Seu fruto é rosado e produz vinhos de buquê único, extremamente aromático e de tipicidade marcante. Os gostos e aromas predominantes nos recordam flores, frutas maduras como manga e outras frutas tropicais.

icone uva cinzaMalvasia

Uva Branca Malvasia

Antiga variedade de uva branca mediterrânea constitui a base de legendários vinhos doces do passado e do presente. Existem diversas variedades de uva malvasia que podem produzir vinhos diversos, dos secos aromáticos aos vinhos de sobremesa muito doces.

icone uva cinzaMoscato (Muscat)

 Uva Branca Moscato

Uma uva fácil de ser reconhecida. Um bom vinho moscato tem o aroma e sabor dessa uva, apenas colhida, um aroma ligeiramente exótico com toques de flores. Os vinhos podem ser secos ou doces. São sempre vinhos sensuais e fascinantes.

icone uva cinzaPinot Blanc

Uva Branca Pinot Blanc

Outra uva branca da região da Alsácia, na França, que é cultivada também na Itália e que produzem vinhos neutros, que variam de médios a encorpados, são agradáveis, frutados e com baixa acidez. Nos aromas podemos encontrar perfumes de amêndoas, toques florais e especiarias, quanto ao sabor podemos identificar a maçã e leves características minerais.

icone uva cinzaPinot Gris

Uva Branca Pinot Gris

Uma uva cultivada no norte da Itália, Hungria, Áustria, Alemanha, Suíça e em tantos outros países, mas em nenhum desses lugares alcança a qualidade que encontramos nos vinhos da região da Alsácia, na França. O gosto e aroma dependem muito da origem, assim como a estrutura de um vinho. Os vinhos dessa uva podem ser leves, finos, secos e levemente aromáticos, como os produzidos no norte da Itália, em contrapartida, podem ser fortes, muito aromáticos, ligeiramente doces ou até mesmo muito doces, na Hungria, Alemanha e na França.

icone uva cinzaRiesling

Uva Branca Riesling

Para os entendidos de vinho, essa é uma das melhores uvas do mundo. Originária da Alemanha, incluindo a Alsácia que antigamente era uma província alemã, atualmente é cultivada em qualquer parte do mundo. Na maior parte os vinhos Riesling são elegantes e intensos e de alta acidez, de sabor fresco e frutado com notas de flores e de ervas. Quando maduras desenvolvem um aroma característico que pode ser comparado a derivados do petróleo, como o querosene, diesel e borracha. Seus vinhos quando jovens revelam odores e sabores de maçã verde, frutas cítricas e até mesmo maracujá.

icone uva cinzaSauvignon Blanc

Uva Branca Sauvignon Blanc

Uma uva branca que produz vinhos de alta qualidade nas regiões de Bordeaux, Bergerac e Vale do Loire. Os bons vinhos Sauvignon Blanc se encontram em toda a parte do mundo. Dependendo de onde a uva é colhida seus aromas e gostos possuem características diversas. O vinho é sempre fresco, picante, aromático e frutado. Nos vinhos de Bordeaux e Bergerac frequentemente podemos sentir aromas e gostos de maçã verde, ervas apenas colhidas e manjericão. Em outras regiões da França reconhecemos às vezes o aspargo, a erva-doce, aniz ou alcaçuz.  Todavia, os vinhos Sauvignon Blanc mais expressivos se encontram na Nova Zelândia onde encontramos uma explosão de aromas e sabores de frutas tropicais como por exemplo o abacaxi. Os vinhos Sauvginon Blanc são melhores consumidos quando jovens.

icone uva cinzaVerdicchio

Uva Branca Verdicchio

Variedade de uva branca muito popular na Itália produz vinhos brancos ou espumantes. Os vinhos dessa uva são secos, frescos, harmoniosos, levemente frutados e com um leve amargor no final. Em seus aromas pode se reconhecer flores do campo com notas de pêssego e maçã.

icone uva cinza Vermentino

Uva Branca Vermentino

Outra uva branca popular da Itália, cultivadas particularmente nas regiões da Ligúria, Sicília e Sardenha. Seus vinhos são frescos e delicadamente aromatizados com um toque mineral. Quanto aos aromas identificamos notas de cedro, maçã e pêssego. Devem ser consumidos jovens.

Aqui relacionamos alguns tipos de uvas brancas se você quiser conhecer sobre as uvas tintas clique aqui!

Gostou de conhecer as características das uvas de vinho branco? Você sabia que é muito importante conhecer as características das variedades de uvas que acabam ajudando na hora de degustar o nosso vinho?

E se você quiser aprender ainda mais sobre a bebida dos deuses, participe da nossa MasterClass, uma  iniciativa onde disponibilizo uma vez por mês uma aula sobre um assunto importante sobre vinhos.

E, para participar da MasterClass deste mês, basta clicar no banner aqui embaixo e seguir as instruções:

 

 

2 comentários sobre “Uva Branca: Tipos Mais Comuns para Produção de Vinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *