SaporeDiVino

Tipos de Taças para Vinho: Como Fazer a Melhor Escolha

Tipos de taça para vinho

Um bom vinho, certamente, é melhor apreciado quando servido nos tipos de taças para vinho adequadas, mas essa escolha nem sempre acontece de forma imediata.

A importância dos tipos de taças para vinho

Pode até parecer coisa boba, mas a escolha da taça faz toda a diferença na hora de degustar a bebida dos deuses. Sabe por que? Principalmente por causa dos aromas e dos sabores.

Tem muita gente que pensa que nunca vai conseguir sentir todos os aromas e perfumes de uma taça de vinho, e até duvidam quando os “entendedores” começam a descrever tantos aromas, como por exemplo, cereja, morango, pêssego, abacaxi, damasco, cravo, canela, orégano, chocolate, café, baunilha…

A boa notícia é que para aqueles que têm dificuldade de sentir os aromas do vinho ou para aqueles que duvidam, eu garanto que sim, que qualquer pessoa é capaz de sentir todos os odores e sabores de um vinho, a única exceção é se a pessoa tiver algum problema de saúde em relação ao olfato ou paladar. E sabe o que você precisa fazer?

Criar uma memória olfativa, conhecer as técnicas, os movimentos e determinados exercícios que fazem parte de uma metodologia internacional de degustação, começar a praticar e saber também escolher a sua taça.

Saber escolher quais tipos de taça para vinho são as ideais, é muito importante para que você possa aumentar ainda mais a capacidade de sentir todos os aromas e sabores de um vinho.

tipos de taça para vinho

Características dos tipos de taças para vinho

As taças de vinho, além de variar de acordo com a cor do vinho, branco, tinto ou rosé, podem variar em relação a sua estrutura, como por exemplo, a presença de taninos, o grau de envelhecimento, a tipologia, os aromas que liberam…

Após diversos estudos realizados a partir da metodologia internacional da degustação, foi possível entender quais são os fatores que influenciam na escolha da taça. As taças são criadas com o intuito de conduzir a bebida para o nariz e boca ao mesmo tempo, além dos olhos que devem perceber o realce das tonalidades do vinho.

Sendo assim, os aromas e sabores podem mudar e se tornar ainda mais atraentes para aqueles que sabem degustar um vinho verdadeiramente, e que vão saber diferenciar as características da bebida dos deuses simplesmente pela troca das taças.

O bouquet, o gosto, o equilíbrio, os taninos, a acidez e aquela sensação ao fim de cada gole de um vinho que chamamos de “aroma de boca” são influenciados pela forma da taça em que a bebida dos deuses está sendo degustada.

Vou listar oito tipos de taça para vinho diferentes, de antemão já quero alertar que não é necessário ter todos esses tipos de taças para vinho em casa, principalmente se você costuma beber vinhos de tipos semelhantes.

Na minha opinião dois tipos de taça são o suficiente, no máximo três, a não ser que você queira realmente se tornar o melhor apreciador  de vinhos, nesse caso aconselho escolher sempre a taça ideal para degustar.

Dependendo do fabricante as taças podem ter nomes diferentes, apesar de possuírem a mesma forma. O importante é identificar a taça ideal através das suas características, observando sempre a sua forma. 🙂

Vamos lá começar?

Tipos de Taça para Vinho Tinto

Bordeaux

Taça Bordeaux

A característica dessa taça é o seu tamanho, com um corpo bastante largo para permitir uma oxigenação adequada dos vinhos tintos envelhecidos em garrafa que permite perceber os aromas complexos que ficam concentrados na abertura da taça.

Dadas as suas características, esta taça pode ser usada para os vinhos produzidos com uvas muito robustas, ideal para as variedades de uvas fortemente tânicas com acidez moderada (por ex. Bordeaux, Merlot, Cabernet Sauvignon, Sagrantino, Sangiovese).

A capacidade notável dessa taça permite que esses vinhos, notoriamente importantes liberem o seu bouquet com toda a sua potência balanceando ao mesmo tempo a sua concentração. A forma da sua borda direciona o vinho em direção ao centro da língua e, em seguida, preenche totalmente a boca.

Assim, o tanino não predomina sobre os outros elementos, criando uma harmonia perfeita entre os componentes frutados, tânicos e ácidos.

Indicada para: Bordeaux (tinto), Brunello di Montalcino, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Domina, Fronsac, Graves Rouge, Listrac, Merlot, Médoc, Margaux, Moulis, Pauillac, Pomerol, Sangiovese, Sangiovese Grosso, St. Emillon, St. Estephe, St. Julian.

Gran Vino Borgogna

Borgogna

Essa taça representa uma variante da anterior. É perfeita para os tipos de uva caracterizadas pela alta acidez e taninos moderados. A estrutura de vidro e borda larga que se abre para o exterior permite direcionar o vinho para a ponta da língua, a parte mais sensível aos componentes doces.

Deste modo, acentua a fruta, contrastando com a elevada acidez natural. Indicada para Pinot Noir, Nebbiolo, Barbaresco, Barolo, Beaujolais Cru, Blauburgunder, Burgundy (tinto), Dornfelder, Echézeaux, Gamay, Moulin à Vent, Musigny, Nuits Saint Georges, Nebbiolo, Pommard, Romanée Saint Vivant, Santenay, Volnay, Vosne-Romanée, Vougeot.

Hermitage

Hermitage

Essa taça é ótima para vinhos bem estruturados com uma pigmentação intensa e uma qualidade excelente de envelhecimento. A taça Hermitage tomou forma entre os anos de 1993 e 1995, durante algumas  sessões de degustação, realizada nas regiões de produção do vinho Syrah, com a contribuição de ilustres  enólogos.

A forma da taça – “rechonchuda” com uma borda consideravelmente estreita foi projetada para exaltar os sabores clássicos do Syrah.

Na boca, a taça aumenta o equilíbrio dos sabores e a textura sedosa e aveludada do vinho, com grande penetração das frutas e taninos, sem excessos particulares de asperezas na parte posterior do palato.

Indicada para: Amarone, Barbera, Cornas, Côte Rôtie, Crozes Hermitage, Grenache / Garnacha, Hermitage (tinto), Malbec, Montsant, Mourvedre, Petite Sirah, Priory, Shiraz, St. Joseph (tinto), Syrah, Tannat.

 

Tipos de Taça para Vinho Branco

Riesling Grand Cru

ZINFADEL-CHIANTI CLASSICO – RIESLING GRAND CRU

A forma dessa taça  é ideal para vinhos a base de uvas riesling, pois permite emergir toda a sua mineralidade e seu frescor sem exceder os componentes frutados típicos deste tipo de uva.

Indicada para: Alsace Grand Cru, Riesling (colheita tardia), Sémillon, Smaragd (colheita tardia),  Gewurztraminer, Muller Thurgau, Vouvray.

Montrachet

Montrachet

Taça idealizada para Montrachet – denominação que produz os vinhos brancos secos mais caros e de prestígio no mundo.  A “boca” de taça em forma abaulada, permite direcionar o líquido, principalmente para a parte de trás da língua, exaltando um sensível amargo, aumentando a acidez e criando um equilíbrio harmonioso entre as características da fruta madura, e o doce aroma tostado da maturação em carvalho.

Pode se dizer que esse tipo de taça também é adequada para vinhos a base de Chardonnay envelhecido em madeira de origens diferentes.

Indicada para: Burgundy Bianco, Chardonnay, Corton-Charlemagne, Meursault, Montrachet, Pouilly-Fuissé, St. Aubin, Verdicchio dei Castelli di Jesi.

 

Tipos de Taça para Vinho de Sobremesa

Sauternes

Sauternes

A taça Sauternes é a ferramenta ideal para saborear os vinhos doces e os vinhos de sobremesa. Simplesmente perfeita para os vinhos “Sauternes” (uvas: muscadelle, sauvignon blanc e sémillon). As paredes côncavas da taça favorecem a concentração de aromas na sua boca, acentuando os aromas de damasco típico de vinhos produzidos a partir de uvas afetadas pela “podridão nobre”.

A forma é especialmente concebida para realçar o componente ácido, combinando habilmente a doçura do licor e o final voluptuoso do vinho.

Indicada para: Ausbruch, Auslese (doce), Barsac, Beerenauslese, Eiswein, Jurançon moelleux, Loupiac, Monbazillac, Picolit, Recioto di Soave, Quarts de Chaume, Sauternes, Tokay, Trockenbeerenauslese, Vins Liquoreux.

Vintage Port

Vintage ports

Este tipo de taça para vinho exalta habilmente os aromas frutados, de trufas, defumado e a persistência gustativa mantida em décadas de envelhecimento de safras excepcionais do vinho do Porto Vintage, vinho que apresenta uma excelente combinação de açúcar e álcool.

A taça possui uma forma esbelta, ainda que limitada, impedindo assim que o alto teor alcoólico tire o brilho dos aromas delicados. Esta taça aumenta o prazer da degustação e prolonga a persistência do retrogosto gerado da agradável experiência de saborear um bom vinho do Porto Vintage.

Tipos de Taças para Vinho Espumante

Vintage Champagne (flute)

vintage champagneA estrutura desta taça, ligeiramente estreita permite a oxigenação do vinho e, portanto, uma ótima percepção dos aromas complexos encontrados nos vinhos espumantes, sem comprometer a valorização da “perlage” (efervescência do espumante, bolhinhas, borbulhas).

A taça fecha ligeiramente na boca, dirigindo o aroma para o nariz e ainda melhor – se devidamente preenchido – se aprecia ainda mais o fino buquê, a riqueza e complexidade no palato.

Além disso, ao saborear permite que a espuma não sobreponha o líquido, criando um equilíbrio adequado com as bolhas.

Indicada para: Champagne, Cava, Franciacorta, Trento DOC, Vintage Sparkling Wine, Champagne Rosé, Prosecco.

Taça Iso – A Taça Coringa

Taça Iso

Foi criada com o objetivo de ser utilizada por enólogos e sommeliers  fazerem degustação dos mais diversos tipos de vinhos, do branco ao tinto, passando até mesmo pelos espumantes.

O sucesso desse tipo de taça para vinho se baseia numa série de estudos e experimentos que mais se adapta para sentir os aromas e sabores. Graças a sua forma única, e as suas dimensões precisas, permite que as características de qualquer tipo de vinho sejam exaltadas a cada degustação.

Outra característica desta taça é que por conter um corpo mais estreito permite que os sabores se concentrem em uma zona definida. Todavia a abertura da sua boca é suficiente para permitir ao nariz desenvolver adequadamente uma perfeita análise olfativa.

Esta taça pode ser considerada uma taça coringa, pois servem tranquilamente para serem usadas na degustação de qualquer tipo de vinho.

Que tal aumentar seus conhecimentos?

Já que você se interessou por este artigo e quer saber mais sobre como aproveitar melhor a experiência do vinho deixa eu te fazer uma pergunta: seus conhecimentos enófilos estão no patamar que você gostaria?

Pergunto isso porque muitas pessoas me procuram relatando situações como constrangimentos em reuniões de negócios que acontecem em restaurantes mais sofisticados e certa dificuldade para escolher o vinho ideal para cada ocasião – além, é claro, da própria relação entre o quanto gostariam de saber sobre vinhos e o quanto se dedicaram para isso.

Então se você acha que deveria (ou gostaria de) saber mais sobre vinhos do que realmente sabe, tenho uma super dica para você: baixe meu eBook gratuito com 6 Dicas para se Tornar um Expert em Vinhos clicando no banner abaixo.

 

8 comentários sobre “Tipos de Taças para Vinho: Como Fazer a Melhor Escolha

  1. Marcia Lago

    Adorei o vídeo sobre as taças, gostaria de informação sobre a agua ideal, com ou sem gás e a taça também. O mundo dos vinhos me fascina e vocês tem colaborado para melhorar meu conhecimento

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Marcia,
      Acredite se quiser, mas assim como para o vinho, existe aqui na Itália, pessoas especialistas em água.
      Infelizmente não é o meu caso, mas posso te dizer que normalmente quando participamos de degustações importantes a água oferecida é a com gás.
      Quanto a taça é uma feita especialmente para água, acho que você consegue encontrar ai no Brasil.
      Espero que você continue aproveitando nossas informações aqui do Blog e não esqueça também do nosso canal do youtube. 🙂
      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

  2. GILDÁSIO DE LIMA

    Como sempre tenho aprendido bastante a respeito do mundo dos vinhos com seus vídeos. E este sobre as taças enriqueceu meu conhecimento. Vocês estão de parabéns por essa iniciativa tão gentil de nos transmitir conhecimentos sobre essa bebida maravilhosa.
    Grande abraço.

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Gildásio,
      Agradecemos o seu comentário. 🙂
      Muito bom saber que estamos ajudando a enriquecer o seu conhecimento.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Louise,
      Se você està se referindo a foto com o fundo azul, ela é uma imagem estilizada não é um tipo de taça oficial.
      Abraços,
      Iaponira Diniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *