SaporeDiVino

Qual vinho combina com peixe? Descubra as melhores harmonizações

vinho e peixe

Quem disse que peixe combina só com vinho branco?  Para você que está se iniciando no universo da apreciação e degustação de vinhos, e quer descobrir qual vinho combina com peixe, este blog post irá te ajudar.

O grande desafio da harmonização é valorizar os sabores da comida juntamente com o vinho. Quando pensamos em harmonizar  peixes e frutos do mar é preciso considerar  o intensidade dos temperos, a forma de preparo e o tipo do pescado.

Uma dica importante para você que está se iniciando no mundo da harmonização. Basicamente, é suficiente respeitar a seguinte regra: o corpo do vinho deve ser proporcional à estrutura do prato.

Seguindo esta sugestão, você será capaz de realizar muitas combinações vencedoras.

qual vinho combina com peixe

Qual Vinho Combina com Peixe Branco

Pratos a base de peixes como, por exemplo: Tilápia, Congro Rosa, Linguado, Solha, Merluza e Cação que possuem sabores delicados se harmonizam bem com vinhos brancos leves, jovens e que não sejam muito aromáticos para não sobrepor o gosto do prato.

Vinhos para harmonizar: Sauvignon Blanc, Pecorino, Ribolla Gialla, Vinhos Verdes, Pinot Grigio, Chenin Blanc, Pinot Blanc e etc.

qual vinho combina com peixe escuro

Qual Vinho Combina com Peixe de Carne Escura

Nessa categoria podemos incluir peixes com maior teor de gordura, e que possuem sabor forte como: Atum, Peixe Espada e Salmão.

Os pratos elaborados com esses tipos de peixes são mais complexos, por esse motivo é importante harmonizar com vinhos mais estruturados que são ideais para manter a personalidade desses pratos de peixe.

Os vinhos mais indicados são os brancos que preferencialmente tenham feito passagem em barricas de carvalho, como por exemplo, um Chardonnay e vinhos tintos (agora te surpreendi , hein?) como um Pinot Noir, Gamay ou Valpolicella.

vinho combina com peixe

Qual Vinho Combina com Frutos do Mar

Comidas elaboradas com frutos do mar, na sua grande maioria, são pratos muito delicados com tendência doce, ideal harmonizar com vinhos de boa acidez.

São muitas as receitas que podemos imaginar com frutos do mar, desde saladas, passando por risotos, massas e frituras.

Para os pratos mais leves como saladas e massas com frutos do mar podemos escolher vinhos brancos jovens e leves: Sauvignon Blanc, Pinot Blanc, Vinhos Verdes e etc.

Risotos e frituras vão combinar muito bem com vinhos espumantes. O gás carbônico do espumante ajuda a limpar a gordura do prato e prepara o nosso paladar para uma próxima garfada.

Espumantes que se harmonizam bem: Prosecco Superiore, Franciacorta, Trento Doc, Cavas, etc.

sushi e vinho

Qual Vinho Combina com Sushi

A dificuldade em harmonizar vinho e sushi pode derivar do fato de que muitos pratos são condimentados com o molho de soja e outras especiarias orientais que possuem sabores muito fortes.

Uma coisa importante na harmonização entre vinho e comida é que um não deve sobrepor o outro, e muitas vezes por conta de excesso de sal, de pimenta, de temperos fica praticamente impossível o casamento.

Atenção ao molho de soja e aos condimentos na hora de harmonizar o seu sushi!

Vinhos com boa acidez são excelentes para harmonizar com sushi. Podemos escolher vinhos rosé, vinhos brancos leves, e até mesmo espumantes produzidos com o método clássico.

Uma harmonização que eu particularmente aprecio muito com sushi é o vinho branco Gewurztraminer.

Gostou das dicas sobre qual vinho combina com peixe?

Aproveito então para te fazer uma pergunta: seus conhecimentos enófilos estão no patamar que você gostaria?

Pergunto isso porque muitas pessoas me procuram dizendo que gostariam de desfrutar dos maiores prazeres da sua taça, que tem certa dificuldade para escolher o vinho e que gostariam de aprender a harmonizar vinho e comida – além, é claro, da própria relação entre o quanto gostariam de saber sobre vinhos e o quanto se dedicariam para isso.

Então se você acha que deveria (ou gostaria de) saber mais sobre vinhos do que realmente sabe, tenho uma dica para você: baixe meu eBook gratuito com 6 Dicas para se Tornar um Expert em Vinhos. 

4 comentários sobre “Qual vinho combina com peixe? Descubra as melhores harmonizações

  1. Marcia Maluf Palei maluf palei

    Ola!Que bom rever vocês por aqui
    Estamos preparando a VII Mostra do Vinho e este ano teremos muitas novidades inclusive criei um Circuito Enoturístico “CIRCUITO de CARAVAGGIO” para a região do Meio Oeste Catarinense devo oficializar na VII Mostra em Julho
    Vamos nos falando
    Parabéns pelo Post
    Carinhosamente

  2. solange navarro fabbri

    Olá , com uma linguagem simples e uma percorrida pelos vários tipos de peixe fica muito prático entender como apreciar com mais qualidade e buscar cada vez respeitar o paladar. parabéns .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *