SaporeDiVino

Petiscos para Acompanhar Vinho Tinto: 4 Dicas Especiais

vinho tinto petiscos

Cada vez mais pessoas estão se aproximando do mundo dos vinhos, e como iniciantes, a primeira escolha normalmente são os vinhos tintos.

Por esse motivo resolvi escrever esse post dando 4 dicas deliciosas de petiscos para acompanhar vinho tinto.

Vale reforçar que o verdadeiro apreciador de vinhos deve abrir seus horizontes e estar aberto para conhecer e experimentar os espumantes, vinhos brancos, vinhos rosés e também os deliciosos vinhos de sobremesa.

petiscos vinho tinto

Harmonização

A boa gastronomia e o vinho de qualidade sempre andaram de braços dados, mas, no entanto não basta fazer um prato ou petisco delicioso e combina-lo com qualquer tipo de bebida, é preciso harmonizar.

E para harmonizar é necessário respeitar algumas regrinhas que você pode verificar nesse post aqui.

petiscos para acompanhar vinho tinto

As Características do Vinho

Assim como falo no post sobre Harmonização, serve o mesmo conselho na hora de escolher o nosso vinho para acompanhar nossos petiscos.

Petiscos mais leves, vinhos tintos mais leves, jovens, frescos e frutados, como por exemplo: Valpolicella, Pinot Noir, Lambrusco, Barbera, Lagrein, Pinotage, Beaujolais, etc.

Petiscos mais complexos, vinhos mais encorpados, com capacidade de envelhecimento, como por exemplo: Sangiovese, Merlot, Cabernet Sauvignon, Primitivo di Manduria, etc

Dicas dos petiscos para acompanhar vinho tinto:

petiscos vinho tinto

1-) Tábua de Frios

Queijos, salames e presuntos são excelentes companhias a uma taça de vinho, mas qual vinho escolher?

Vai depender da composição da sua tábua de frios. Embutidos como salames e presuntos, quanto mais gordura eles contiverem você poderá escolher vinhos mais tânicos: Cabernet Sauvignon, Barolo (Nebbiolo), Sagrantino, Tannat, Tempranillo.

Já se a sua tábua de frios tiver uma maior composição de queijos moles (Brie, Camembert ) e semi-moles (Asiago, Suiço, Edam, Taleggio) com salames, uma boa escolha podem ser vinhos tintos mais leves. Pinot Noir, Valpolicella, Beaujolais.

Se quiser uma opção inusitada, que tal harmonizar sua tabua de frios com um Lambrusco tinto frisante? 🙂

vinho tinto petiscos

2-)  Pizza Portuguesa

Uma pizza clássica e desejada por muitos, a pizza portuguesa possui uma combinação de ingredientes que faz com que a harmonização com um vinho tinto seja bem especial.

Ovos, presunto, tomates, cebolas, azeitonas e o queijo dessa pizza vão combinar bem com um Malbec ou então com um Chianti.

petiscos para acompanhar vinho tinto

3-) Queijos Duros

Você sabe o que são queijos duros? São aqueles que sofrem um processo de envelhecimento, até mesmo por esse motivo que eles se tornam duros.

Por exemplo: parmigiano regiano, pecorino, grana padano. São queijos que possuem um sabor forte.

Alguns vinhos indicados nessa harmonização são: Brunello di Montalcino, Amarone, Cabernet Sauvignon, Merlot.

vinho tinto petiscos

4-)  Filé Aperitivo

Quem é que não gosta de petiscar com um filé aperitivo, ainda mais se for feito com um bom filet mignon acompanhado de pedacinhos de pão?

Vinhos que podem acompanhar bem esse petisco: Malbec, Barbera, Lagrein, Carmenerè.

Gostou das Dicas? 🙂

Quer aprender mais sobre vinho e harmonização?

Inscreva-se na nossa lista VIP e receba de primeira mão dicas especiais sobre vinhos! Sem contar que você vai poder baixar o nosso e-book 6 Passos para se Tornar um Expert em Vinhos.

16 comentários sobre “Petiscos para Acompanhar Vinho Tinto: 4 Dicas Especiais

  1. Anna Nolasco

    Muito boa a sua escolha dos petiscos…. um abraço. Fiquei um tempo sem poder acessar o seu blog mas o tema vinhos é apaixonante e acompanho a sua história faz muito tempo. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *