SaporeDiVino

O que Significa Degustar?

Degustando vinho

Degustar – [de·gus·tar] – v.t.- Significado: Ação de experimentar, provar ou saborear; avaliar ou apreciar através do paladar.
(Etm. do latim: degustāre)

Você pode dizer que é simples, e nós vamos responder que nem tanto…

Quando foi que percebemos que o açúcar era doce? Certamente quando éramos crianças onde começamos a conhecer o mundo através dos nossos sentidos, assimilando novas sensações, das mais elementares as mais complexas… Pequenos passos de uma criança, que desde então, nosso cérebro passou a receber e armazenar essas sensações, transformando-as em experiência.

Se observarmos um bebê quando começa a descobrir novos sabores, as papinhas de frutas, sopinhas, e posteriormente as comidas mais sólidas, diante de qualquer novidade, a criança apresenta sempre uma suspeita, uma desconfiança, e só depois de alguma insistência, ou mesmo utilizando o estilo aviãozinho, “brum brum brum”, que ela vai decidir se engole ou se vai cuspir na sua frente.

Quando crescemos, apesar de já ter percorrido um longo caminho, acabamos por perder essa curiosidade e fazemos atenção somente aos sabores elementares como bom, ruim, doce, salgado, amargo e ácido.

A degustação nos permite recomeçar e reencontrar nossos sentidos, enriquecer nossas sensações de forma mais ampla e exprimir um juízo de qualidade mais profundo sobre o que estamos degustando.

Degustar um vinho não significa só descobrir se é “bom ou ruim”, significa aprender a apreciar plenamente a infinidade de aromas, sabores e sensações que são percebidas através da sua história, da sua terra de origem, da filosofia de produção, e finalmente da sua evolução.

Para atingir este “estado de graça”  devemos despertar os nossos sentidos que andam distraídos e destreinados, devemos  despertar a nossa curiosidade assim como quando éramos crianças …

2 comentários sobre “O que Significa Degustar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *