SaporeDiVino

História do Vinho

hieroglifo-egipcio

As origens do vinho são tantas que uma das coisas que podemos afirmar é que muitas vezes, a história do vinho se confunde com a história da própria humanidade. A bebida esteve presente na vida do homem desde as primeiras civilizações.

Há seis mil anos atrás, os sumérios, civilização da região sul da Mesopotâmia, simbolizavam a existência humana com uma folha de videira, enquanto que os assírios podem ser vistos representados em cenas de banquetes onde os escravos serviam os vinhos em taças bem cheias aos mais nobres.

Outro relato sobre a existência do vinho é a descrição no Antigo Testamento que atribui a Noé o primeiro plantio de uma vinha, considerando assim a videira “um dos bens mais preciosos do homem” e exaltando o vinho que “alegra o coração dos mortais”.

Historia Do Vinho 2

Alguns hieróglifos egípcios que datam de 2500 aC já descrevem vários tipos de vinho. No antigo Egito, a prática de vinificação era tão consolidada que no funeral do rei Tutancâmon (1339 aC), o vinho foi levado em vasos antigos geralmente de forma ovoide, conhecidos com  ânforas, e que mostravam a área de origem, a safra do vinho  e o produtor (praticamente o primeiro DOC antes do seu tempo! 🙂 ), e que continham o vinho envelhecido durante vários anos.

Do Egito, a prática de fazer o vinho se espalhou entre os judeus, os árabes e gregos. Estes últimos dedicaram o vinho a um Deus chamado Dionisio, conhecido na religião romana como Deus Bacco.

Não há como negar a importância dos gregos na difusão do vinho na Antiguidade. A aplicação da resina em seus vinhos e ânforas mais resistentes contribuíram na conservação da bebida para atravessar longas jornadas e chegar a outras partes do mundo.

Contemporaneamente, no coração do Mediterrâneo, a videira iniciou a sua viagem da Sicília (colônia grega) para toda a Europa “, espalhando-se em primeiro lugar entre os sabinos e, em seguida, os etruscos que se tornaram cultivadores e fabricantes qualificados de vinho, expandindo o cultivo de uvas da região da Campania (Sul da Itália) até o “Vale del Po” (norte da Itália).

Piggiatura das uvas

Eram muitos os vinhos produzidos na bacia do Mediterrâneo, particularmente na Itália: branco, tinto, seco, doce, baixo e alto teor de álcool. No mundo romano as uvas eram colhidas e colocadas em um tanque (vinaria lacus), uma vez que o tanque estivesse cheio procedia-se à “piggiatura” ato de pisar as uvas. Depois deste procedimento era esperado que o mosto (suco da uva) se separasse do bagaço.

O mosto era colocado em outro tanque e o bagaço levado para ser ainda mais espremido, então nesse segundo tanque era novamente adicionado esse ocorrendo assim o que eles chamavam de fermentação tumultuosa. Depois de sete, oito dias essa mistura era colocada em grandes recipientes de barro, conhecidos como ”doli” e eram enterrados para concluírem o processo da fermentação.

Já alguns enólogos dizem que a bebida surgiu por acaso, talvez por um punhado de uvas amassadas esquecidas num recipiente, que sofreram posteriormente os efeitos da fermentação.

De qualquer modo, o prazer que é o vinho, como o conhecemos e apreciamos independe das suas muitas histórias e hipóteses do seu surgimento. Em qualquer uma delas, sempre vai existir um sabor misterioso e agradável e acima de tudo um grande prazer em degustar essa bebida dos Deuses!

Assista o Vídeo:

12 comentários sobre “História do Vinho

  1. Gilda Guimarães Leitão

    Tenho assistido de forma geral aos vídeos, que acho ótimos, acompanhando as visitas e explicações. Sou professora da disciplina Introdução a Enologia, no curso de Gastronomia da UFRJ e tenho indicado seu blog a meus alunos. Os vídeos são uma excelente ferramenta de aprendizado, além de serem bem informativos !

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Gilda,
      Uma grande honra esse seu comentário.
      Indicando nosso blog para os seus alunos! 🙂
      Estamos imensamente agradecidos, esperamos contribuir cada vez mais.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

  2. Dilma Regina Hermogenes Correia

    Amo tudo que envolve o mundo dos vinhos… vivi alguns anos na Espanha e pude provar vários tipos de vinhos! ♡ ★ ★ ★ ★ ★ ♡ estou amando saber mais sobre essa bebida dos Deuses! ♡ Parabéns pela iniciativa de compartilhar com todos seus conhecimentos sobre os vinhos!

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Dilma,
      Para nós é um imenso prazer compartilhar essa nossa grande paixão. 🙂
      Se tiver qualquer duvida pode deixar uma mensagem aqui na nossa página de contato ou então nos enviar um e-mail: [email protected]
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Grande abraço,
      Iaponira Diniz

  3. Ademar de Lima Santana

    Realmente e de extrema qualidade, simples direto e eficaz, como iniciar o trajeto do vinho sem conhecer sua historia? Obrigado por mais essa importante informações. parabéns

  4. Paulo Castro

    Este é o meu primeiro contato com o blog. Gostei da forma simples e objetiva que vocês tratam do assunto. Muito bom, agora tenho uma fonte digna de informação. Parabéns pela iniciativa.

  5. luiz

    ENTENDO QUE QUALIDADE E PREÇO SEGUEM QUASE JUNTOS , A MINHA PERGUNTA É : EXISTE UM TIPO DE VINHO BEM BARATINHO , QUE NA VERDADE É UMA ESSÊNCIA OU UMA FORMULA QUÍMICA, QUE NÃO TEM , OU NÃO SEGUEM TODOS ESSES CUIDADOS QUE VOCÊ TEM ENSINADO COM MUITA MAESTRIA ? ( EXEMPLO : UMA ÁGUA DE BATATA , MELHOR DIZENDO DE UVA ?) ESTOU COMPRANDO SÓ ESSES; É GATO POR LEBRE ? ,. AGRAÇO O ESPAÇO MUITO OBRIGADO,;…..

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Luiz,
      O mundo dos vinhos nao tem fim, acredito que existam vinhos de todos os tipos, inclusive os baratinhos que nao possuem qualidade.
      A coisa importante é começar a conhecer que ficamos mais exigentes, mas vale lembrar que existem vinhos de grande qualidade e que nao possuem preços exorbitantes.

      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

  6. Andrea de Cassia Rodrigues Ribeiro

    Adoro as dicas e as explicações que nos passam, não perco mais os workshops oferecidos por vocês. Parabéns e obrigada pela oportunidade!

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Andrea,
      Visite também o nosso canal do Youtube. Temos mais de 150 vídeos onde expomos o mundo dos vinhos de uma forma simples e descomplicada.
      Te aguardamos no nosso Workshop.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *