SaporeDiVino

Decantar Vinho: Como e Quando Fazer

Decantar vinho com decanter

Decantar vinho é uma questão sempre muito debatida, até mesmo porque muita gente se confunde quando decantar um vinho e como decantar um vinho.

Felizmente, entre os especialistas, existe pelo menos um “pouco de consenso” sobre as razões pelas quais se deve decantar vinho.

O que significa decantar vinho?

A decantação de vinho é uma operação que consiste em transferir um líquido, nesse caso o vinho, de um recipiente, a garrafa, a outro, que normalmente pode ser o decanter, retendo os depósitos na garrafa.

Contudo, você já deve ter ouvido a palavra decantar no sentido de enaltecer as qualidades do vinho. Assim, o processo de decantação de um vinho também serve para aerá-lo e, com isso, exaltar seus aromas e sabores.

Neste post vamos ver quando decantar um vinho, como decantar um vinho, e descobrir em qual situação a decantação de vinho é totalmente desaconselhada, tenho certeza que você vai se surpreender!

Quando Decantar um Vinho

icone uva numerador 15x20Vinhos Tintos Jovens e Fechados

Vinhos fechados são aqueles considerados, jovens, mas que ainda não demonstram toda a sua potencialidade, podemos dar como exemplo, Barolo, Brunello di Montalcino, Amarone, Chateaux Lafite Rothschild, Romanée Conti, Petrus, etc

Esses vinhos quando ainda jovens precisam de todo o ar que possam absorver, de forma que tenham tempo suficiente para liberar seus aromas e sabores.

E para acelerar esse processo, uma ótima solução é decantar vinho (que nesse caso chamamos de “aeração” do vinho) esse vinho tânico, jovem e complexo.

De preferência utilize um decanter que possua uma “boca” mais aberta.

Decantação de vinho em ação

 

icone uva numerador 15x20Vinhos Tintos Envelhecidos

Diferente é o caso em que temos uma mesma versão de um vinho Barolo ou Brunello di Montalcino só que envelhecidos. Os vinhos mais velhos tendem a deixar resíduos e sedimentos.

É muito importante antes de degustar esses tipos de vinho deixar garrafa em pé por pelo menos 24 horas, o que irá ajudar a depositar qualquer sedimento no fundo.

Neste caso, nós não queremos arear esse vinho envelhecido, talvez frágil por muito tempo, porque isso poderia “matar” os aromas e o seu vigor.

Para este tipo de uso é recomendado um decanter inclinado com uma boca estreita: pois o objetivo é separar os sedimentos do vinho.

Decanter para decantar vinho

Como Decantar um Vinho

1 – Despeje o Vinho do Decanter

Despeje lentamente o vinho no decanter tomando cuidado para não derramar os sedimentos, se precisar utilize uma pequena lanterna ou uma vela (muito mais romântico!) para identificar quando os sedimentos estão se aproximando da garrafa.

Garçom mostrando como decantar um vinho

 

2 – Risco de acelerar o processo de decantação

Não deixe decantar  vinho por muito tempo, porque o risco de acelerar o processo de oxidação, e depois roubar as melhores qualidades desse vinho é extremamente alta.

3 – Atenção aos vinhos muito envelhecidos

Aqueles que possuem mais de 20 anos de envelhecimento, a decantação é somente o processo de separar a parte sólida (os sedimentos) da parte líquida (o próprio vinho).

Esses vinhos não suportam uma oxigenação muito rápida e por conta desse fato mudam completamente as suas caraterísticas, tornando-se vinhos decadentes.

Nesse caso é indicado conceder oxigênio a esse vinho em pequenas doses, acordando-o lentamente na sua própria taça.

Existem taças especificas para vinhos envelhecidos que são feitas como se fossem pequenos “decanter” e essa operação te dará um resultado interessante para seguir com paciência a evolução desse vinho diretamente na sua taça.

Por quanto tempo se deve decantar um vinho?

A verdade é que não existem regras, mas para um vinho jovem o ideal é decantá-lo por algumas horas antes de bebê-lo, enquanto que para os vinhos envelhecidos.

Como já vimos anteriormente, o objetivo é simplesmente separar os sedimentos (separar a parte sólida da parte líquida do vinho).

decantar vinho

Quando se fala de decantar vinho, o debate está sempre em aberto, a única solução é você experimentar e encontrar o ajuste certo para o seu gosto.

Agora você já tem base para saber quando decantar um vinho e como decantar um vinho, importante prestar atenção que com o passar do tempo a decantação de vinho vai depender muito do seu gosto e da sua própria experiência.

Então acima de tudo aprecie e saboreie o seu vinho!

Quer aprender mais sobre vinhos? Participe da nossa MasterClass, uma iniciativa onde uma vez por mês abordamos um assunto especial sobre vinhos. Clique no banner aqui embaixo e siga as instruções:.

8 comentários sobre “Decantar Vinho: Como e Quando Fazer

  1. PAULA FEITOZA

    Boa tarde!!

    Comecei agora a entender de vinhos com vocês e estou adorando.
    Algumas dúvidas vocês sempre tira.
    Muito bom poder um canal que possa nos ajudar.
    Agregar conhecimentos é muito bom…..
    Obrigada!!
    PAULA FEITOZA
    Goiânia-GO

  2. Cristiana Dias

    Olá, entender cada vez mais um pouquinho sobre vinhos me interessa muito. Uvas, regiões de produção, degustação, harmonização, enfim, tudo que envolve essa bebida espetacular. E vocês, com certeza têm contribuído bastante nesse aprendizado. Parabéns pelo conteúdo do blog!

    Cristiana Dias
    Macaé – RJ

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Olá Cristiana,
      Estamos aqui a disposição para contribuir cada vez mais para o seu conhecimento.
      Agradecemos o elogio.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

  3. Rosemary

    Oi, Iaponira.
    Sou apreciadora de vinhos,mas, não sei nada sobre…
    Me diz uma coisa; frequento alguns lugares ,mais simples, que não estão tão preocupados, com a qualidade do Vinho.
    O que devo procurar nestes vinhos, não conhecidos.

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Rosemary,
      O conhecimento sobre vinhos vem aos poucos, o importante é você se informar e praticar.
      Aproveite para acompanhar a nossa série de vídeos no canal do youtube, estamos publicando um vídeo por dia com informações simples e descomplicadas.
      Vou deixar o canal aqui: http://www.youtube.com/c/SaporedivinoBrBlog
      O que você deve procurar num vinho, primeiro é aquele que agrade a voce, segundo a qualidade, que aprendemos a identificar com o tempo.
      Então meu conselho é que você pratique sempre, compre também vinhos em supermercados ou enotecas e leve para casa para degustar com amigos, é uma forma de se aproximar cada vez mais do mundo dos vinhos.

      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

  4. Elpidio José dos Santos Neto

    Olá boa noite, estou começando a me interessar pela história do vinho e estou dando uma olhada nos seus artigos e me deparei com uma dúvida sobre a idade dos vinhos, nesse artigo sobre decantar ou não você fala sobre vinhos jovens e envelhecido, quantos anos e necessário para considerar um vinho envelhecido? Obrigado pela atenção

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Elpidio,
      No mundo dos vinhos é tudo muito relativo, não existem regras bem definidas, mas um vinho com potencial de guarda, aquele produzido com o objetivo de ser envelhecido pode ser considerado assim mais ou menos a partir dos 10 anos. Antes disso podemos chamar de jovens, mas como disse não existe uma regra porque as coisas dependem muito de como foi idealizado o vinho pelo produtor ou enólogo.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *