SaporeDiVino

Casale del Giglio (Enoturismo)

Casale del Giglio Capa

Uma vinícola perto de Roma

Dessa vez a vinícola que visitamos fica situada numa região conhecida como Agro Pontino em Latina, há mais ou menos 50km ao sul de Roma.

Para aqueles que são apaixonados por vinho (se estiverem em Roma) é uma excelente oportunidade conhecer a “Azienda Agricola Casale del Giglio”, além da produção de vinhos a empresa produz também azeite de oliva e grappa.

A empresa foi fundada em 1967, o local onde se situa a vinícola era totalmente virgem em relação a viticultura. No final dos anos 80 a empresa começa a investir e desenvolve um intenso projeto de pesquisas e experimentos obtendo resultados excelentes.

Casale del Giglio Vinhas

O resultado dessas pesquisas foram convalidadas pela União Europeia, que autoriza na província de Latina, a partir de 1990, o cultivo de vinhas internacionais como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Shiraz, etc., uvas que inicialmente foram identificadas como as melhores para o cultivo nessa região.

Atualmente a vinícola possui 160 hectares de vinhedos e produz cerca de 20 vinhos entre brancos, rosados, tintos e doces. Depois dos experimentos iniciados na década de 80, a vinícola esta redescobrindo uvas autóctones (aquilo que nasce na região ou no território que pertence).

Ultimamente lançou dois vinhos brancos, um da uva autóctone Biancolela que é cultivada na Ilha de Ponza e o mais recente chamado de Antium que é feito com a uva típica da região, a Belone também conhecida como Cacchione.

Casale del Giglio - Toneis

São muitas as premiações recebidas pela vinícola Casale del Giglio nos últimos anos, mas certamente o vinho mais famoso e mais premiado é o “Mater Matuta”, nome que deriva de uma antiga divindade conhecida no centro da Itália, Deusa da Aurora e Protetora da vida e da fertilidade.

O Mater Matuta é composto pelas uvas Syrah (85%) e Petit Verdot (15%) envelhecem em barricas novas cerca de 22 a 24 meses e em garrafa permanece entre 10 e 12 meses. Sua cor é de um rubi intenso, nos seus aromas podemos identificar frutas silvestres escuras, notas balsâmicas, grãos de café, noz moscada e canela, no paladar se sente uma tanicidade que se integra muito bem com o seu frescor, um final frutado e persistente.

Casale del Giglio Mater

As visitas guiadas a vinícola são organizadas mediante contato antecipado.

e-mail: info@casaledelgiglio.it

Telefone: +39 06 92902530

Endereço: Strada Cisterna – Nettuno – Km 13 – Latina

E você? Conhece alguém que gosta de Enoturismo?

Então compartilhe o nosso post utilizando uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

E se você gostou de conhecer a vinícola Casale del Giglio DEIXE SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

Aproveite para assistir ao vídeo que nós fizemos quando visitamos a Vinícola Casale del Giglio!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA E INCOMPARÁVEL!

Nosso Pacote de Enoturismo Aqui na ITÁLIA! Clique na imagem para mais detalhes!