SaporeDiVino

Como Armazenar o Vinho da Forma Correta: e o Que Não Fazer

como armazenar o vinho

Desfrutar uma boa garrafa de vinho não depende somente da escolha certa da marca ou do ano da safra, mas também depende, e muito, da forma como armazenar o vinho.

Existem um conjunto de coisas que auxiliam na hora que vamos degustar o nosso vinho: saber escolher a taça correta, sua temperatura ideal, e a conservação correta da bebida dos deuses.

O vinho é sensível ao contato com o oxigênio, oscilação de temperatura, à umidade, a luz, as vibrações…

Qual o lugar ideal para armazenar o vinho?

O lugar ideal para sua conservação seria um lugar escuro, silencioso, espaçoso, fresco, ligeiramente úmido, com uma única entrada e de preferência que somente você tenha a chave! 🙂

Infelizmente esse lugar é praticamente impossível de ser reproduzido dentro de nossas casas, em contrapartida, o pior lugar para armazenar o vinho é próximo ao fogão, ou à geladeira. Preferencialmente procure outro lugar para que seus vinhos tenham um descanso merecido.

armazenar o vinho

Agora vamos as principais dicas para que você possa identificar o lugar mais apropriado na sua casa, e que garanta algumas condições:

Melhor Local

O local escolhido para armazenar vinho deve ser escuro, ou seja, protegido de luz solar direta e até da iluminação artificial (luzes fluorescentes).

A exposição contínua a qualquer tipo de luz direta pode penetrar a garrafa e alterar significativamente o sabor e o aroma do vinho.

Os vinhos brancos são mais sensíveis à luz do que os vinhos tintos, no entanto, ambos devem ser resguardados: se não tiver uma adega, uma dispensa ou um armário fechado, guarde as garrafas numa caixa ou tape-as com um pano.

Evite guardar garrafas de vinho junto de fontes de calor e perto de alimentos ou produtos com aromas fortes.

Posição Ideal para Armazenar o Vinho

Em termos de posição, a forma mais apropriada para armazenar o vinho é deixá-las descansando horizontalmente.

Mantenha as garrafas deitadas, as rolhas irão estar em contato permanente com o vinho, mantendo-as úmidas e intactas deixando passar somente a quantidade suficiente de oxigênio.

As garrafas que possuem tampas de rosca (screw cap), essas sim, podem ficar de pé.

Temperatura Estável

Para armazenar o vinho de forma adequada devemos levar em consideração que temperatura  do ambiente seja o mais constante possível, e se existirem flutuações estas devem ser graduais.

O ideal é manter suas garrafas guardadas em temperatura estável, entre 10 e 15°C.

Umidade para a Conservação do Vinho

Esse é um fator que pode influenciar negativamente na conservação do seu vinho.

Se o nível de umidade estiver abaixo de 50%, as rolhas vão secar e encolher permitindo a entrada de muito oxigênio na garrafa, e consequentemente a oxidação do vinho.

Acima de 80% seus rótulos irão mofar, portanto a umidade ideal situa-se entre 65% e 75%. Dependendo da região do país, faça uso de umidificadores.

o que nao fazer com o vinho

O Vinho não Gosta de Movimento

Se uma garrafa de vinho estiver constantemente ou mesmo frequentemente sujeita a movimentos e/ou vibrações, estas podem contribuir para a alteração e consequente deterioração do vinho.

O Que Não Fazer

Evite armazenar o vinho sobre ou próximo a eletrodomésticos que emitem qualquer tipo de vibração. Estabilidade é tudo para o desenvolvimento da nossa bebida dos deuses.

Jamais guarde o seu vinho na cozinha porque é o pior lugar da casa, já que constantemente sofre alteração na sua temperatura por conta da utilização do forno e do fogão, normalmente é o lugar onde temos a maior concentração de odores e também por conta do barulho que podem produzir os eletrodomésticos.

Depois de aberta a garrafa se você precisar colocar na geladeira, evite a porta, pois é o lugar que sofre mais movimentação.

armazenar vinho envelhecido

Armazenar o vinho corretamente é importante para o vinho do dia a dia, e fundamental para os vinhos especiais que precisam ainda continuar seu processo de envelhecimento.

Depois de ler todas essas dicas, se por um ou outro motivo você não conseguir garantir essas condições para as suas garrafas, na sua casa, não desanime; esse não é motivo suficiente para você deixar de apreciar um bom vinho.

Gostou de aprender como armazenar corretamente o seu vinho? Quer saber mais sobre como aproveitar melhor a experiência do vinho?

Deixa então eu te fazer uma pergunta: seus conhecimentos enófilos estão no patamar que você gostaria?

Pergunto isso porque muitas pessoas me procuram relatando situações como constrangimentos em reuniões de negócios que acontecem em restaurantes mais sofisticados e certa dificuldade para escolher o vinho ideal para cada ocasião – além, é claro, da própria relação entre o quanto gostariam de saber sobre vinhos e o quanto se dedicaram para isso.

Então se você acha que deveria (ou gostaria de) saber mais vinhos do que realmente sabe, tenho uma dica para você: baixe meu eBook gratuito com 6 Dicas para se Tornar um Expert em Vinhos.

Assista ao Vídeo:

22 comentários sobre “Como Armazenar o Vinho da Forma Correta: e o Que Não Fazer

  1. Rosangela Tavares

    Boa noite Iaponira e Massimiliano, seu blog tem me fornecido muitas informações para a escolha e conservação do vinho. O conteúdo deixou-me muito mais confiante.

    Rosangela Tavares
    Barra Bonita, SP

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Olá Rosangela,
      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato.
      Abraços,
      Iaponira & Massimiliano

  2. Antonio Luiz

    Boa noite!
    Os rótulos de minha adega estão criando mofo e alguns estão se soltando, gostaria de alguma dica para evitar que isso aconteça novamente.

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Antonio,
      A questão do mofo esta diretamente ligada a umidade.
      Qual é o tipo da sua adega?
      Abraços,
      Iaponira & Massimiliano

  3. Andressa

    Bom dia.
    Hoje recebi um email para recordar essas dicas, o que me fez lembrar de uma situação q vou passar… Vou me mudar em poucos dias e a mudança é para outro estado. Tenho vinhos que estao refrigerados. O acontecerá com eles, pois não poderão permanecer refrigerados durante a mudança .
    Grata

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Andressa,
      Seus vinhos estavam numa adega climatizada?
      Se não estiver muito calor onde você mora, te proporia uma solução de colocar os vinhos dentro de algum isopor para tentar manter a temperatura com a qual eles estão nesse momento. E tentar ligar a sua adega o mais rapido possivel.
      Se tiver muito calor e eles ficarem foram da refrigeraçao por muito tempo, grande possibilidade deles serem comprometidos.

      Abraços,
      Iaponira Diniz

      1. Cleide Prado

        Adorei essa colocação de como armazenar o vinho. Eu não tenho Adega, fiz um pequeno armário com caixas de madeira., coloquei no meu quarto, pois só chego em casa a noite.

  4. Paulo Fernando Ribeiro Ferreira

    Boa noite Iaponira e MAX , com certeza voceis tem me ensinado muito quanto a apreciação desta bebida dos Deuses e quanto a sua conservação ! Mas meu destaque especial vai para o curso onde tive a oportunidade de aprender a ler os rótulos, algo que confesso tinha muita dificuldade! Além disso os ensinamentos do curso são de muita importância a quem aprecia este mundo dos vinhos ! Obrigado!!

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Paulo,
      Muito obrigada pelo seu depoimento.
      A coisa que nos deixa mais feliz é que você, como muito de nossos alunos, continuam sempre nos acompanhando.
      Para gente não tem recompensa melhor, sem falar que contribuem muito no nosso grupo privado do Whatsapp.:)
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

  5. Cassia

    Boa noite Iaponira. Sou uma admiradora dos vinhos e tenho aprendido muito com você, bastante produtiva a colocação sobre o armazenamento dos vinhos. Aprendo bastante com você, obrigada!

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Cassia,
      Fico feliz de poder contribuir para o seu conhecimento.
      So para te lembrar que no nosso canal do Youtube temos mais de 400 vídeos falando sobre o mundo dos vinhos. 🙂
      Beijos,
      Iaponira Diniz

  6. Denize Rimes da Silva

    Muito legal as dicas de conservação , muito úteis , p nos q apreciamos tanto , essa bebida dos Deuses . Parabéns Laponira 👏👏👏

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Verlaine,
      Amei o seu comentário.
      Obrigada por tanta delicadeza e espero que você continue se apaixonando cada vez mais por vinhos, assim como eu.
      Beijinhos,
      Iaponira Diniz

  7. walkyria Alves

    Bom dia! (aqui no Brasil)
    Sempre me disseram q os vinhos devem ser armazenados horizontalmente, o q vc também confirmou. Isso não deveria ser praticado até pelos supermercados?
    Aqui no Brasil, na França, na Itália, no Chile, Portugal, vi quase todos expondo seus vinhos verticalmente e mts vezes vinhos nobres.
    O que vc acha disso?
    Um abraço
    Walkyria Alves

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Walkyria,
      O correto seri sim que os vinhos fossem armazenados na horizontal, mas é praticamente impossível ver isso nos supermercados.
      Por esse motivo indico sempre nos casos em que queremos comprar um vinho mais importante, aqueles que devem ser envelhecidos para escolher um lugar como uma enoteca ou uma loja especializada e sempre prestar atenção se eles estão dispostos horizontalmente.
      Abraços,
      Iaponira Diiniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *