SaporeDiVino

Uva Sangiovese

Uma uva autóctone, típica da Toscana, a Sangiovese dá origem a vinhos de estilos e personalidades bem distintas doando características diversas  dependendo do seu terroir.

Alguns são leves e fáceis de beber, como os populares Chianti, outros mais encorpados, como o Vino Nobile di Montepulciano e, em sua melhor forma, produz um vinho rico, complexo e de envelhecimento prolongado, como o Brunello de Montalcino.

É conhecida com diversos nomes variando conforme a região que é cultivada: Sangiovese Grosso ou Brunello em Montalcino, Prugnolo ou Prugnolo Gentile em Montepulciano, Morellino em Morellino di Scansano, e Sangiovese mesmo na região de Chianti.

Os bons vinhos feitos com a Sangiovese são ricos em taninos, fortes e encorpados.  Na sua cor podemos perceber um rubi intenso, no seu gosto e aroma, amarena que é um tipo de cereja, amoras, ameixas, mirtilo, em seus aromas florais podemos encontrar violetas e rosas, além de notas de ervas e especiarias, já nos grandes vinhos envelhecidos a baunilha e o tabaco.

Para harmonizar os vinhos tintos menos encorpados, como o Chianti, um bom espaguete a bolonhesa, já os mais encorpados uma boa bisteca de carne, aqui na Itália em Firenze é muito famosa a Fiorentina.

Se você gostou do post que tal compartilhar com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

Qualquer dúvida ou sugestão é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

É sempre um prazer responder.

4 comentários sobre “Uva Sangiovese

  1. Adriano Branco

    Sensacional matéria da uva Sangiovese, assim como muitas. ..agradeço muito por ter conhecido vcs e nesse periodo que já, já estara fazendo um ano e que mudou por completo minha concepção sobre o mundo dos vinhos em tudo..aprendi muito e ainda sei que vou aprender muito mais…e por isso novas portas vão se abrindo…novos pessoas…semana que vem inicio curso de Sommelier. …sei que essa plantinha que vc plantou lá no inicio em meu coração no meu saber no meu entendimento renderá bons frutos…Vcs dois moram em meu coração. ..Iaponira e Max! !!

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Adriano,
      Agradecemos imensamente o seu comentário. 🙂
      Saiba que pode contar sempre com a gente.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Edmar,
      A Fiorentina por ser uma carne muito suculenta se harmoniza melhor com vinhos mais envelhecidos.
      Ali da regiao da Toscana os vinhos mais indicados são o Brunello di Montalcino e o Vino Nobile di Montepulciano, mas um Chianti Classico, preferencialmente um Riserva, também pode ser uma boa harmonização.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *