SaporeDiVino

Uva Merlot

Hoje vamos conhecer as características da uva Merlot. Para quem quer aprender a degustar vinhos esse é um assunto muito importante, conhecer as uvas. Ou você pensa que é só colocar o nariz dentro da taça e automaticamente você vai reconhecer todos os aromas? Nada disso, é preciso muita prática, utilizar as técnicas e movimentos corretos, e ter conhecimento.

Então vamos conhecer um pouquinho da famosa Merlot…

Originária da região de Bordeaux, encontramos essa uva espalhada por todo o mundo, como por exemplo, Itália, Chile, Califórnia, Austrália, Brasil, Argentina e tantos outros.

A palavra merlot deriva do nome de um pequeno pássaro preto que é muito comum na Europa. Ele é conhecido como “pequeno merle”, ou melro, em francês, e a origem seria por conta  da comparação feita entre a cor preto-azulada das uvas maduras com a cor do pássaro, outra teoria, é que os melros gostam de comer essas uvas antes da colheita.

Uma casta ligeiramente mais macia que a Cabernet Sauvignon com a qual frequentemente é combinada para dar certa elegância.

Vinhos elaborados com a Merlot, normalmente apresentam uma cor rubi intensa com reflexos violáceos quando jovem. Em seus aromas podemos encontrar notas frutadas de cereja, e groselha, odores de ervas, como alecrim e orégano, e especiarias como canela e noz-moscada. Quando envelhecidos em madeira adquirem aromas, como caramelo, baunilha e café, isso tudo dependendo do lugar do seu cultivo.  

Na boca, normalmente apresenta textura macia e bastante aveludada. Seus taninos também são macios. Apresentam boa acidez com níveis equilibrados de álcool.

Gostou do post? Então compartilhe! Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

Qualquer dúvida ou sugestão é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *