SaporeDiVino

A Surpreendente Verdade Sobre a Qualidade de um Vinho

Qualidade do Vinho Capa

Você já se perguntou como identificar a qualidade de um vinho?

Será que o vinho que te proporciona prazer é aquele que tem uma melhor qualidade?

O que não podemos confundir é a qualidade de um vinho com a ideia daquilo que nos dá prazer…

No vinho, a qualidade corresponde ao seu valor objetivo, e muitas das vezes, somente um profissional com alguma experiência é capaz de degustá-lo e apreciá-lo, assim dizem os “sommeliers”.

Os elementos contidos no vinho devem ser combinados uns com os outros, em um resultado harmonioso, de modo a atingir uma perfeita fusão, criando um equilíbrio comparável ao prazer de ouvir uma sinfonia, onde nenhum instrumento prevalece sobre o outro, mas todos se misturam num agradável concerto.

Nossa parece até poesia né? 🙂

Existe uma tendência a diminuir as virtudes de um vinho, em poucas palavras, algumas pessoas classificam um vinho de qualidade sempre ligado as seguintes características: uma cor muito viva; um odor imediatamente agradável, aromas fortes com notas de frutas ou flores, textura macia, toques de baunilha, sem nenhuma dureza (acidez, amargor) que “prejudique” o fim da degustação.

O risco é que esses modelos, que de certa forma agradam, acabam influenciando alguns grandes fabricantes internacionais que produzem vinho em grande escala para contentar esse tipo de mercado. São normalmente produtos de vinhas diferentes, mas de sabores uniformes, fáceis e rápidos de serem produzidos e que são normalmente um “fotocópia” do outro.

Para chegar o mais próximo possível, e compreendermos a qualidade do vinho, temos que considerar as características específicas da uva, seu território, clima, método de produção e etc…, para depois se concentrar sobre o vinho, suas tantas peculiaridades que podem fazer com que um seja completamente diferente de outro.

No mundo dos vinhos, a soma dos fatores nunca dá o mesmo resultado! Existem muitas coisas a serem consideradas, como por exemplo, o fator sazonal, fatores ligados à produção do vinho, ao tipo de envelhecimento, a forma que o vinho é armazenado, e é exatamente por estes motivos, que os fatores que influenciam na sua  avaliação, vão muito além da uva(s) selecionada(s), por isso se diz que a qualidade é identificada normalmente por um profundo conhecedor ou por um profissional.

Por exemplo, se estamos degustando um ”Barolo”, devemos considerar a sua forte” tanicidade”, ao contrário, se estamos avaliando um “Amarone”, este será macio e aveludado.

Qual deles é o melhor?

Impossível dizer, porque devemos considerar e apreciar por aquilo que são, tendo em conta os seus diferentes tipos, então você pode desfrutar mais de um ou de outro.

E tenha a seguinte certeza, o mundo do vinho é o mais democrático que existe!!  Tem para todos os gostos!

No final, vale a citação de Fernando Pessoa “Boa é a vida, mas melhor é o vinho”.

Hora de levantar as taças e fazer um brinde!

CIN CIN!    24-128

Gostou do artigo?

Deixe o seu comentário, relate suas experiências com vinho. Vamos adorar responder a cada um deles!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *