SaporeDiVino

Prosecco Superiore DOCG – Conegliano di Valdobbiadene

O território da produção desse vinho espumante italiano, um dos mais famosos e apreciados em todo  o mundo, se estende das colinas de Conegliano até Valdobbiadene que são duas cidades que ligadas traçam a rota do Prosecco.

São 15 os municípios autorizados a produzirem o Prosecco Superiore DOCG – Conegliano di Valdobbiadene, existem outros tipos, como por exemplo, Prosecco Rive DOCG – Conegliano di Valdobbiadene e também o Superiore di Cartizze DOCG.

Um vinho espumante produzido com a uva Glera, cujo percentual mínimo deve ser de  85%, para o resto da sua composição se pode utilizar as uvas autóctones da região como a Perera, Verdiso e Bianchetta Trevigiana, já as vinhas internacionais autorizadas são  Pinot Bianco, Pinot Nero, Pinot Grigio e Chardonnay.

O método de espumantização utilizado na produção do Prosecco é o Método Charmat-Martinotti, onde a segunda fermentação ocorre dentro de tanques de aço.

Um vinho espumante que apresenta uma cor amarelo palha que pode ser mais ou menos intensa, sempre brilhante com uma espuma elegante e persistente. Nos seus aromas flores brancas, frutas cítricas, maçã verde, odores intensos, mas delicados. No paladar um vinho equilibrado e harmônico, podem ser produzidos nas versões, Brut, Extra Dry e Dry.

Devem ser servidos a uma temperatura entre 6 e 8 graus e ótimos para serem harmonizados com aperitivos, entradas a base de peixes, pratos de verduras e carnes brancas.

Se você gostou do post que tal compartilhar com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

Qualquer dúvida ou sugestão é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *