SaporeDiVino

Vinícola Poliziano – Montepulciano

poliziano CapaUma visita mais que especial a uma Vinícola que nos encantou e nos surpreendeu, não só pelos vinhos produzidos que são excelentes, mas também pela posição geográfica em que se encontra. A vinícola se chama Poliziano situada entre colinas onde podemos avistar Montepulciano, uma das mais belas cidades da Toscana, uma paisagem de tirar o fôlego. Seus vinhedos são cultivados cuidadosamente com um olhar sempre para o futuro,  utilizando princípios e bases de uma agricultura sustentável, a vinícola representa um modelo de eficiência e respeito pela qualidade.

Poliziano Montepulciano

A empresa foi fundada em 1961, e atualmente Federico Carletti, filho do fundador Dino Carletti é o responsável pela vinícola. Apesar de ser uma vinícola jovem comparada com tantas outras italianas, ela se firmou como uma realidade vitivinícola toscana reconhecida em todo mundo.

Aqui eles produzem 5 vinhos, entre eles o Rosso di Montepulciano e a seleçao do Vino Nobile di Montepulciano, “Asinone”, que é um vinho muito premiado e o Vin Santo, um vinho tinto doce de meditação. A principal uva utilizada na produção dos vinhos é a Sangiovese, que nesse território é conhecida como “Prugnolo Gentile”.

visao poliziano

A família Carletti num contexto autêntico e sugestivo dá sempre boas vindas aos seus visitantes que desejam conhecer como é feita a produção de vinhos da sua vinícola (Wine tour). Oferece um percurso de qualidade rodeado por  uma paisagem única, onde se pode caminhar entre os vinhedos, conhecer a história da empresa, se “embriagar” com o perfume dos vinhos, e sentir todo o clima que existe dentro de uma vinícola, passando pelos tanques de aço onde se fermenta o vinho, finalizando nos barris e tonéis, onde descansa a bebida dos deuses.

Poliziano percurso

Depois de fazer o wine tour dentro da vinícola conhecendo, e principalmente admirando como são produzidos os vinhos da cantina Poliziano, finalmente chega a hora tão esperada que é degustar os vinhos… A vinícola produz o vinho Nobile di Montepulciano desde o fim da década de 60, mas em 1983 nasce a ideia de criar uma seleção para o esse vinho.

Depois de alguns anos de pesquisas e experimentos se identifica o vinhedo chamado de “Asinone”, como aquele que possui o melhor potencial das uvas, ou seja, as uvas de melhor qualidade. Nasce então a seleção do vinho Nobile di Montepulciano “Asinone” que é a expressão máxima em qualidade da produção da vinícola e a síntese mais completa entre tradição e inovação enológica. Feito a partir de uvas Sangiovese, tem um estilo inconfundível e um carácter definitivo, capaz de competir com sabores internacionais.

Poliziano Asinone

A boa noticia é que podemos encontrar os vinhos da vinícola Poliziano no Brasil que são importados pela Mistral.

E para aqueles que estiverem vindo para Itália, especificamente para Toscana, e quiserem visitar a vinícola seguem algumas informações.

Agendamento de visitas:

Tel +39 0578 738171 – Fax +39 0578 738752
accoglienza@carlettipoliziano.com

Horário: Segunda a Sexta
Das 10:00 às 18:00
Sábado somente sob consulta

Línguas: Inglês e Alemão

E se você quiser conhecer um pouquinho mais sobre a vinícola Poliziano basta assistir ao nosso vídeo. Tenho certeza que você irá se surpreender! 🙂

 

Gostou do Post? Que tal compartilhar?

Você pode escolher uma dessas redes sociais: Facebook, Twitter ou Google+.

 

2 comentários sobre “Vinícola Poliziano – Montepulciano

  1. Pedro Alberto

    Suas publicações, são de qualidade, nos ensina, e apresenta regiões, e estilos de fabricação das bebidas,de diversas regiões e castas variadas.
    Ilustradas pelos vídeos, que encantam aos olhos e dão água na boca.
    Parabéns.

    São Caetano do Sul- SP

    1. Iaponira DinizIaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Pedro Alberto,
      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Ficamos sempre lisonjeados de receber comentários assim como o seu.
      Forte Abraço,
      Iaponira & Massimiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *