SaporeDiVino

O que é Perlage?

E você vai dizer, lá vem ela com essas palavrinhas difíceis… e eu vou responder que enologia é uma ciência que tem seus termos específicos, e que é uma questão de se acostumar.

E no caso do perlage, posso dizer que não é um termo específico para gente, sabe por que? Porque perlage é uma palavra francesa que quer dizer alguma coisa do tipo arte com pérolas.

Perlage, perle que é perola em francês…

E como teoricamente foram os franceses que inventaram o espumante, mas especificamente o Champagne, por Dom Pérignon, eles associaram perlage, que vem de pérolas as bolhinhas ou borbulhas que aqui na Itália chamamos de bollicine e sempre digo que amo essa palavra… Bollicine

E o que é Perlage? Nada mais nada menos que as bolhinhas do espumante, utilizando um nome técnico podemos chamar de efervescência,  e a coisa mais importante é que basta a gente observar esse perlage que podemos considerar se o vinho espumante é de qualidade ou não?

Sabe como?

Quanto mais bolhinhas, e se elas forem pequenas e persistentes, ou seja, em maior quantidade, maior vai ser a qualidade do espumante. Essa avaliação serve para os espumantes feitos com os dois métodos: o Método Clássico e o Método Charmat.

Se você gostou do post que tal compartilhar com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

Qualquer dúvida ou sugestão é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

10 comentários sobre “O que é Perlage?

  1. Gabriela Giovanardi Dozza

    Adoro como você explica, demonstrando compreender quem está do outro lado, sempre com respeito e humildade, vez que suas analogias e metáforas são engraçadas e interessantes. Grande abraço.

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Gabriela,
      Adorei a sua mensagem. Importante para mim saber que estou conseguindo passar meu conhecimento de uma forma leve.
      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *