SaporeDiVino

O Ciclo de Vida das Videiras

Ciclo de vida da videira

Conhecendo sobre as videiras

A videira faz parte da imensa família “Vitis” constituída de milhares tipos diferentes entre si, dessas milhares somente cerca de duzentas se adaptam a viticultura.

Os tipos de uvas europeias se desenvolveram através da espécie “Vitis vinífera” que são as melhores uvas para a produção do vinho, como por exemplo, Merlot, Nebbiolo, Cabernet Sauvignon, Sangiovese, Chardonnay, etc…

Já no continente americano temos a “Vitis labrusca” que não são muito adequadas para a produção de vinho, sendo conhecidas como uvas de mesa.

Vitis

O ciclo de vida da videira, também conhecida como parreira ou vinha, repete-se regularmente a cada ano. Saber a época exata para plantar e para colher a uva é fundamental para a determinação da qualidade da safra e, consequentemente, do vinho.

Agora vamos conhecer como é o ciclo de vida da videira:

icone uva cinza “Choro”

Choro da Videira

Acontece nos últimos dias do inverno ou início da primavera e representa o fim do repouso vegetativo e o início de um novo ciclo vegetativo da videira. A planta começa através dos cortes da poda a perder sua seiva (“choro”), esse fenômeno se verifica quando a temperatura do solo a 25 centímetros de profundidade, chega em torno de 10°C. Desta forma as hastes e ramos começam a recuperar a água e os minerais perdidos no inverno.

icone uva cinzaGerminação

Germinacao da Videira

De 20 a 30 dias após a fase do “Choro”, dependendo do tipo da uva, das condições climáticas, da natureza do solo e da quantidade de substâncias que ele retém, a videira começa a brotar: no início seus brotos incham, em seguida, se abrem  até que aparecem as primeiras folhinhas.

icone uva cinzaVegetação

Vegetaçao Videira

As folhas e ramos começam a crescer. Essa fase acontece até a metade do verão e alcançam seu pico no primeiro mês. Ainda na metade do verão ocorre a maturação dos ramos que mudam de cor.

icone uva cinzaFloração

Florescimento da Videira

A videira começa a florescer, geralmente após oito semanas do início da germinação.  Existe uma grande importância em relação às condições climáticas: a floração pode ser afetada pela geada e chuva, e neste caso não é uma coisa boa, ou beneficiada por temperaturas de pelo menos 15 ° C (ideal como ao redor de 20 ° C) e pela quantidade de horas de luz durante o dia.

icone uva cinzaFormação das frutas

Frutificacao da Videira

É o momento em que as flores começam a se transformar em cachos de uva: a cada flor fecundada se desenvolve uma uva. Os elementos que definem a quantidade de uvas de um cacho variam de acordo com o tipo da uva, as condições climáticas, do solo, do cultivo e etc…

icone uva cinza “Pintura”

Pintura da Videira

Enquanto os cachos se desenvolvem e ainda estão verdes, acontecem poucas transformações químicas neles. Quando a casca da uva começa a mudar de cor, aumenta a quantidade de açúcar e de ácido tartárico, enquanto que o ácido málico diminui, e os taninos começam a hidrolisar.

icone uva cinzaMaturação

Maturaçao da Videira

A maturação ideal depende do tipo da uva e pode ocorrer entre o último mês do verão e as duas primeiras semanas do outono. A colheita nesse período é fundamental para produzir vinhos ricos e equilibrados. Somente as uvas “perfeitamente” maduras contêm as substâncias responsáveis pelo correto equilíbrio dos sabores e aromas do vinho.

icone uva cinzaQueda das folhas e o descanso no inverno

Descanso de Inverno da VIdeira

Após a colheita, as folhas caem e a videira entra no período de descanso de inverno. O frio tem uma função importante: promove a maturação do tronco e a eliminação de insetos e parasitas. E assim se encerra um ciclo, agora é esperar passar o inverno para que nossa videira possa acordar bem disposta e nos dá belas uvas, consequentemente belos vinhos. 🙂

13 comentários sobre “O Ciclo de Vida das Videiras

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Edvaldo,
      Uma parreira pode viver até 100 anos…
      Dependendo do tipo da videira, o melhor período para dar frutos é entre 8 anos e 25 anos. Aqui me refiro a gênero e tipologia, como por exemplo, a Vitis Vinifera que é o gênero mais adequado para a produção de vinhos, e a tipologia podemos entender como “Cabernet Sauvignon”, “Nebbiolo”, “Sauvignon Blanc”, etc…
      Espero ter esclarecido a sua duvida.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

    2. Jose Augusto

      Com relação a sua parreira dar menos frutos que o ano anterior, se dá por vários motivos, isso também depende da variedade. Pode ser falta de nutrientes, mantenha ela adubada mensalmente com chorume orgânico e sempre variando a mistura. Adicione calcário no seu solo. Faça podas na época certa a depender de sua região. Não exija demais da sua planta, se ela atingir a capacidade máxima no ano anterior, no próximo ano ela não terá força para manter, ainda mais de não houver essa nutrição mensal. Vale lembrar que a planta cresce muito, então necessita de uma poda, desfolha leve pra entrada de luz e controle das ramas. A videira da frutos nas gemas dos galhos antigos, então dependendo da variedade, você faz essa poda longa(mantendo mais gemas) ou curta(de 2 a 3 gemas). Uma dica é o uso de estimulantes de brotação, nas gemas de produção (tipo dormex). No YouTube, tem uma canal chamado “variedades”, no qual ha explicações sobre o manejo de videiras. O nome do professor é Sergio Simmerjian.

      Abraço.

  1. Íris Kayo

    Com base no texto sobre videiras acima, gostaria de saber, quantas vezes no ano eu posso poda a videira e quais são os meses recomendados para poda e se a lua é fundamental na poda!!!
    A minha quando plantei com um ano ela já estava enorme
    Com um ano e meio fisso a primeira poda
    Ela não produziu
    Esse ano podei ela no mês no início do mês de agosto exatamente no dia da lua minguante, no dia seguinte as pontas dos galhos estavam chorando muito, pensei “pronto matei minha videira”
    Com uma semana após, ela soltou brotos e agora com um mes apos a poda ela está com os brotos com cerca de 8cm. É nas pontas deles uns caixinhos, aparentemente parece ser os frutos.

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Iris,
      Gostaria de te ajudar, mas não sou especialista no cultivo de videiras.
      Espero que alguém que conheça mais profundamente possa te ajudar.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

  2. Cezar Moreira

    Bom dia Iris, está tudo correto, (procure se especializar na poda) o choro é normal após a poda, oque você vê que parece ser cachinhos é a pré florada, que agora em crescimento vão aparecer as flores e logo após a florada você vai observar as Bolinhas (baguinhas) que são os frutos em crescimento. Faça adubação quinzenal neste período, eu uso adubo orgânico que é chorume da composteira.

  3. Renata Kondo

    Ola! A nossa parreira deu seus primeiros cachos de uva esse ano, porém todas as uvas ainda muito pequenas caíram. Isso é normal? Como podemos evitar isso no próximo ciclo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *