SaporeDiVino

França Admite: ITÁLIA é o Maior Produtor de Vinhos do Mundo

Italia Franca vinho 836

Depois de ter liderado o ranking em 2014, a notícia chega diretamente da França no dia 07 de outubro, admitindo que a Itália é a primeira no ranking mundial na produção de vinhos, criando um alvoroço, sendo manchete dos principais jornais italianos.

Italia Supera França

A grande verdade é que os vinhos franceses e italianos são considerados referência em todo o mundo, e esses dois países são os maiores produtores mundiais!

Todos os anos existe uma expectativa quanto ao ranking, só para ter uma ideia nos últimos 8 anos a Itália subiu ao pódio por 6 vezes, perdendo seu lugar nos anos de 2011 e ano passado 2014.

ranking ultimos 8 anos

Eternos rivais, no que diz respeito ao assunto ”vinho”, Itália e França podem ser comparadas ao nosso Brasil e Argentina em termos de  “futebol”. O anúncio feito pela Coldiretti (Cooperativa de Agricultores que possui mais de um milhão e meio de associados, a nível italiano e europeu) refere-se aos dados divulgados pela Comissão Europeia.

Os dados enviados por Itália e França, no que diz respeito aos  resultados da colheita de 2015, proporcionarão uma produção estimada de 48,9 milhões de hectolitros de vinhos italianos contra 46,6 milhões de vinhos franceses.

De acordo com a Coldiretti esse aumento da produção italiana de 13% em relação ao ano interior, diz respeito às  condições climáticas favoráveis,  que garantiram uma excelente maturação das uvas em diversas regiões da Itália. Já se fala de uma safra de 2015 histórica em relação a quantidade e qualidade.  Então devemos ficar atentos aos vinhos italianos produzidos com a safra de 2015, certamente nós consumidores, amantes de vinho, é que vamos ganhar com essa colheita espetacular.

Mas não para por aí, a Itália também superou a França “abocanhando” o título “Sparkling Wine Producer of the Year” (melhor produtor de vinho espumante do ano), premiando a Vinícola Ferrari no Concurso “The Champagne and Sparkling Wine World Championships 2015”. Só para esclarecer, que com esse prêmio os espumantes italianos superam até mesmo o “champagne” francês. Se você tiver dúvidas quanto a espumante, champagne basta ler nosso artigo.

Camilla-Lunelli-Ferrari-Winery-and-Essi-Avellan-MW-950x633

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *