SaporeDiVino

O Que Significa Cru?

O conceito “Cru” é de origem francesa. Embora com diferentes nuances é sempre inerente a identificação de um vinho relacionado ao território definido para a sua produção.

No sentido literal cru é um vinhedo onde o clima, solo e outros fatores, naturais ou não, dão ao vinho características específicas diferentes daquelas presentes nos vinhos produzidos nas proximidades.

Simplificando é um pedaço de terra onde a videira exprime o melhor das suas uvas, mesmo que existam vinhedos muito perto, mas que não conseguem atingir as mesmas características. O conceito é praticamente o do terroir. Na França, o termo cru se aplica a tudo que é produzido a partir da terra (cru é o particípio passado do verbo “croître” crescer): frutas, legumes, mel, manteiga, queijo.

Voltando ao vinho, o termo cru, sempre na França, se inclui juntamente com a identificação da área geográfica de origem do vinho, a propriedade, a variedade de uva, o estilo da produção, comercialização, a qualidade de uma tradição da empresa.

Cru tornou-se também o termo oficial usado na classificação e qualidade dos vinhos mais importantes da produção francesa: Bordeaux, Borgonha, Alsácia, Champagne.

Gostou do nosso post?  Que tal compartilhar com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

2 comentários sobre “O Que Significa Cru?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *