SaporeDiVino

O que é Chaptalização?

Chaptalização, mais um daqueles termos que pensamos assim, essa terminologia do vinho é difícil…

E como sempre digo, nada disso! Enologia tem seus termos técnicos, e certamente alguns derivam de pesquisas e da criação de novas técnicas.

E o que significa chaptalização? É um termo que corresponde a uma técnica que faz a correção da quantidade de açúcar no mosto. O nome dessa técnica é uma homenagem ao químico francês Jean-Antoine Chaptal que propôs esse processo, no século XVIII, ainda quando Ministro da Agricultura na França.

E quando se utiliza essa técnica?  Ela pode ser utilizada quando existe a necessidade que a uva esteja madura, e por conta de um clima excessivamente frio acaba prejudicando essa maturação.

Com a uva menos madura, automaticamente ela possui menos açúcar natural, produzindo consequentemente vinhos com teor alcoólico mais baixo. Só para lembrar que durante a fermentação o açúcar é transformado em álcool.

Uvas com pouco açúcar, vinhos com teor alcoólico baixo, para aumentar esse teor alcoólico, e não a doçura, se utiliza a técnica da chaptalização que consiste na adição de açúcar.

Essa prática e considerada polêmica e utilizada cada vez menos na produção de vinhos, inclusive é proibida em muitos países, como por exemplo, a Itália, que proíbe a utilização da chaptalização na produção de seus vinhos.

Se você gostou do post que tal compartilhar com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

Qualquer dúvida ou sugestão é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *