SaporeDiVino

Acidez no Vinho

Como a gente sente a acidez? O que a acidez provoca no vinho?

 

Alguns elementos são indispensáveis para fazer de um vinho um conjunto harmonioso e equilibrado. Os taninos, o álcool e a acidez são três elementos que tornam a estrutura de um vinho vivaz, com personalidade.

Podemos interpretar a acidez de um vinho como uma sensação refrescante ao bebê-lo. E como percebemos a sensação da acidez?  Primeiro nas laterais da língua, a acidez provoca também uma salivação, então para identificar se o vinho tem uma alta acidez é só perceber a rapidez como vem essa salivação, logo após beber o gole do vinho.

A acidez é muito importante na estrutura e no equilíbrio de um vinho.

Quanto mais alto for o teor de açúcar residual em um vinho, mais acidez ele vai precisar, para exatamente alcançar esse  equilíbrio. Mesmo que o nosso paladar se engane, vinhos suaves, doces, podem conter mais acidez que os ácidos vinhos leves e secos!

A acidez é também um dos elementos que preservam o vinho no processo de envelhecimento.

Vinhos de guarda, quando consumidos antes da hora ideal, podem ter sua acidez ressaltada, por ainda não terem adquirido a suavidade, nem perdido a aspereza.

Se você gostou do post que tal compartilhar com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

Qualquer dúvida ou sugestão é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *