SaporeDiVino

Vinhos para Acompanhar Frutos do Mar – Aprenda a Harmonizar

Harmonização, um tema muitas vezes polêmico, e a primeira coisa que me vem à mente é que nada é absoluto.

É sempre um conjunto de “depende”… E não vai ser diferente ao se escolher vinhos para acompanhar frutos do mar.

Isso depende de quais serão os frutos do mar, depende de que tipo de prato você vai preparar, depende do tipo de cozimento, depende se o prato é simples ou complexo, depende da estrutura do vinho, depende, depende, depende…

Escolhendo os frutos do mar

Para iniciar precisamos definir quais tipos de frutos do mar vamos escolher para os nossos pratos.

Podemos considerar como frutos do mar animais que geralmente possuem concha ou carapaça (moluscos e crustáceos), que são extraídos do mar ou de água doce. Apesar de não fazer parte da definição citada acima, os peixes são normalmente incluídos nessa categoria.

Nesse post, os vinhos para acompanhar frutos do mar que vou escolher vão ser para harmonizar com moluscos ou crustáceos; os peixes vou deixar para os próximos, pois existe uma grande variedade e quero abordar um tema de cada vez.

vinhos para acompanhar frutos do mar

Vinhos para Acompanhar Frutos do Mar – Moluscos

Os moluscos são animais que possuem uma concha, às vezes duas, que protegem seus corpos, como por exemplo as ostras, mariscos, mexilhões, vôngoles (berbilhões) etc. Nessa classe incluímos também o polvo e a lula, que ao invés da concha, possuem tentáculos.

Pratos simples, vinhos brancos leves

Encontramos muitos pratos de moluscos feitos de formas simples, como por exemplo, ostras com limão, mexilhões, polvo, lulas e mariscos cozidos com alho e cebola etc.

Para preparações simples, os vinhos para acompanhar esses frutos do mar devem ser brancos leves e com boa acidez, como um Chablis, Muscadet, Pinot Grigio, Orvieto, Albarino, Chenin Blanc e o Sauvignon Blanc, que é um vinho que podemos utilizar como coringa quando falamos de peixes e frutos do mar.

vinho para acompanhar frutos do marOstra e Champagne não é a melhor combinação

Agora vou desmistificar uma das harmonizações de vinhos e frutos do mar clássicas, que é considerada uma das mais sofisticadas: ostras e champanhe. Falando tecnicamente, uma coisa eu te garanto: nove entre dez harmonizações de ostras e champanhe são completamente incompatíveis.

O problema é que as ostras possuem uma alta concentração de iodo que, juntamente com a alta acidez e o gás carbônico (bolhinhas) do champagne, nos dão uma sensação metálica muito desagradável.

Harmonizando Vinhos com Ostras

Muscadet: o mais clássico e tradicional companheiro das ostras. A sua mineralidade combina com o gosto desse amado molusco.

Chablis: feito exclusivamente com uvas Chardonnay, produz vinhos com bastante mineralidade, excelente companheiro na harmonização com ostras.

Moscato D’Asti: uma harmonização muito particular, o vinho Moscato possui uma tendência doce que surpreende quando harmonizado com Ostras. Prove e depois me conte o que você achou!


Vinhos para Acompanhar Frutos do Mar – Crustáceos

É uma classe de animais artrópodes de respiração branquial, que tem dois pares de antenas e são cobertos por uma carapaça geralmente calcificada. Como exemplos de crustáceos, temos a lagosta, lagostim, camarão, caranguejos etc…

A carne dessa tipologia de frutos do mar é saborosa e delicada, sendo ao mesmo tempo leve e marcante, com um discreto adocicado inconfundível. Eu simplesmente adoro crustáceos!

E que tal vinhos para acompanhar esses frutos do mar?

Aqui mais uma vez vou dizer que a escolha do vinho depende do prato do crustáceo, do seu modo de fazer. Então, para simplificar, resolvi escolher alguns pratos e dar as dicas de vinhos que se harmonizam.

Risoto de Camarão

Um prato único que possui uma combinação perfeita entre o camarão e o arroz. Para harmonizar, nada melhor que vinhos jovens frescos de média estrutura ou então um belo espumante com certa persistência gosto-olfativa.

Você pode escolher entre vinhos a base de Sauvignon Blanc, Chardonnay, Muller Thurgau e, para os espumantes, um Prosecco Superiore di Cartizze Brut ou um espumante rosé feito com o método clássico.

Camarões Grelhados

Um prato simples, mas que por conta do seu tipo de cozimento pode acabar trazendo certo amargor ao prato, sem contar que muitas das vezes temperamos com pimenta do reino.

Aposte em vinhos aromáticos como Riesling, Viognier, Gewurztraminer. Uma opção também é um Vermentino, que não é aromático, mas pode fazer bonito com esse prato, principalmente se ele não estiver carregado na pimenta.

Agora se você preferir uma lagosta, o negócio é bem diferente, sabe?

Lagosta à Thermidor

Seu preparo normalmente é feito com creme de leite e levada ao forno para ser gratinada.

Vinhos que harmonizam bem com esse prato: Sémillon, Verdicchio dei Castelli di Jesi, Greco di Tufo ou um Châteauneuf-du-Pape branco.

Espero que você tenha gostado de conhecer mais sobre os vinhos para acompanhar frutos do mar a partir deste post. Se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais (Facebook, Twitter e Google+).

E, se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

 

8 comentários sobre “Vinhos para Acompanhar Frutos do Mar – Aprenda a Harmonizar

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Gilberto,
      Harmonizar vinho e comida além de uma arte é também uma química. 🙂
      Obrigado pelo comentário.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *