SaporeDiVino

Bordeaux, uma das regiões mais célebres da França

Bordeaux

BORDEAUX, uma das regiões vitivinícolas mais famosas do Velho Mundo que fica localizada no sudoeste da França perto da costa do Atlântico.

Castas tintas mais cultivadas em Bordeaux

Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot,  que são muito conhecidas por fazerem parte do famoso corte bordalês.

Tintas de Bordeaux

Variedades de uvas brancas mais cultivadas na região de Bordeaux

Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle.

História

Acredita-se que foram os soldados romanos que plantaram as primeiras vinhas na região, para o consumo próprio, isso há mais de 2.000 anos.

Durante muito tempo, os vinhos na França eram vendidos diretamente em seus barris praticamente sem identificação, no máximo com a indicação da região ou da cidade de proveniência.

Foram os produtores bordaleses os primeiros a entender a importância do marketing em torno de seus vinhos. No século XVII surge o conceito de valorizar os vinhos de um determinado produtor. O Chateau Haut-Brion, por exemplo, foi o primeiro a vender seu produto separadamente. A partir daí o conceito de terroir começou finalmente a fazer toda a diferença.

Os vinhos dessa região francesa são conhecidos por serem elegantes, de sabor intenso, e raramente, pesados e fortes. Uma característica de Bordeaux, é que tanto os vinhos tintos quanto os brancos normalmente são produzidos em corte, ou seja, com a presença de duas ou mais variedades de uvas.

Uvas brancas Bordeaux

Clima da Região de Bordeaux

Seu clima é particularmente equilibrado, sem grandes riscos de geadas e sem verões intensos. Bordeaux é dividida em sub-regiões que possuem terroirs peculiares e distintos entre si.

Os vinhedos de Bordeaux são, via de regra, planos e estão em baixa altitude, e os solos bem drenados. Entretanto, a composição desse solo apresenta variações, conforme a localização.

Com intuito de reconhecer as qualidades de cada sub-região foram criadas classificações conhecidas como AOC (Appellation d’Origine Contrôlée) que garantem a originalidade de áreas como Graves, Pomerol, Médoc e Pouillac.

Terra dos grandes Châteaux, que em geral, fazem jus à fama de produzir vinhos muito elegantes, longevos, encorpados. Os melhores são realmente excepcionais e muito caros, enquanto os mais acessíveis apresentam boa relação entre qualidade e preço e são menos encorpados.

A palavra “Châteaux” significa “castelo”, em francês, mas não é usada necessariamente para designar a propriedade onde a bebida é produzida, e sim uma variedade de vinho.

Exemplos de Vinhos mais caros e famosos

Tintos

Chateau Lafite Rothschild, Chateau Haut Brion, Chateau La Tour, Chateau Margaux, Chateau Mouton Rothschild, esses são exemplares de vinhos tintos

bordeaux chateau haut

Brancos

Chateau d’Yquem, tão famoso quanto e também muito caro, mas nesse caso é um vinho Sauternes produzido com 50% de Sauvignon Blanc e 50% Semillion, um vinho doce de sobremesa onde as uvas são atacadas por um fungo a Botrytis Cinerea.

Gostou do nosso texto sobre Bordeaux, que tal compartilhar com amigos e familiares? Escolha uma das nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

Qualquer dúvida ou sugestão é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

2 comentários sobre “Bordeaux, uma das regiões mais célebres da França

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *