SaporeDiVino

Merlot: conheça mais sobre essa uva tão elegante

Uva Merlot

Hoje vamos conhecer as características da uva Merlot. Para quem quer aprender a degustar vinhos esse é um assunto muito importante, conhecer as uvas. Ou você pensa que é só colocar o nariz dentro da taça e automaticamente você vai reconhecer todos os aromas? Nada disso, é preciso muita prática, utilizar as técnicas e movimentos corretos, e ter conhecimento.

Hora de conhecer mais sobre a famosa Merlot…

Originária da região de Bordeaux, encontramos essa uva espalhada por todo o mundo, como por exemplo, Itália, Chile, Califórnia, Austrália, Brasil, Argentina e tantos outros países.

Uma casta ligeiramente mais macia que a Cabernet Sauvignon com a qual frequentemente é combinada para dar certa elegância.

Vinhedos Uva Merlot

A palavra merlot deriva do nome de um pequeno pássaro preto que é muito comum na Europa. Ele é conhecido como “pequeno merle”, ou melro, em francês, e a origem seria por conta  da comparação feita entre a cor preto-azulada das uvas maduras com a cor do pássaro, outra teoria, é que os melros gostam de comer essas uvas antes da colheita.

Vinhos produzidos com a Merlot

Vinhos apreciados pela sua textura macia, por esse motivo a Merlot é considerada uma uva elegante, pois ajuda a equilibrar traços mais fortes de outras uvas. Encontramos essa casta na produção de alguns dos melhores vinhos do mundo, na maioria das vezes juntamente com a Cabernet Sauvignon, lembrando que a Merlot faz parte do famoso corte bordalês.

Seus vinhos varietais apresentam uma cor rubi intensa com reflexos violáceos quando jovem. Em seus aromas podemos encontrar notas frutadas de cereja,morango, amora, framboesa, figo, ameixa e groselha, odores de ervas como menta, alecrim e orégano, e especiarias como cravo, canela e noz-moscada. Quando envelhecidos em madeira adquirem aromas, como caramelo, baunilha, tabaco, cedro e café, isso tudo dependendo do lugar do seu cultivo.

A sensação veludo na boca combinada com o frutado típico, o teor alcoólico, na maioria das vezes mais baixo que outras uvas tintas como a Cabernet Sauvignon e a Syrah juntamente com seus taninos leves é o que de melhor podemos apreciar nesses vinhos.

Harmonização

Para harmonizar vinhos produzidos com a Merlot aposte em carnes brancas como frango e pato, carne assada, massas com molhos de carne, champignon, tomates secos, se pensarmos em harmonizar com queijos ele vai cair bem com queijos cremosos como Camembert e o Brie, passando pelos semiduros Gouda e Gruyère e até mesmo com um Grana Padano ou Parmigiano Regiano.

Gostou do post sobre essa elegante uva tinta, a Merlot? Então compartilhe! Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

Qualquer dúvida ou sugestão é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *