SaporeDiVino

Curso Online sobre Vinhos: pode isso, Arnaldo?

aprender sobre vinhos

Resolvi escrever esse post porque muita gente não acredita que possa existir um curso online sobre vinhos e duvida até mesmo que podemos aprender sobre vinhos de forma online.

A grande dúvida: degustação online

Uma das maiores dúvidas é a questão da degustação de vinhos: recebo muitas perguntas do tipo: “como posso degustar um vinho online?”, “tem certeza que isso funciona?” etc.

O que é preciso compreender quando falamos de aprender a degustar um vinho é que existe uma metodologia internacional baseada nos nossos sentidos, que é divida em análises: análise visual, análise olfativa e análise gustativa. E essas análises ainda se subdividem em fases.

Dentro dessa metodologia você vai precisar aprender técnicas e movimentos, e, para melhorar os seus sentidos, vai precisar ainda fazer exercícios, então estudar os vinhos é um aprendizado como qualquer outro.

Imagina você aprender a despertar os seus sentidos para extrair ao máximo os prazeres da sua taça de vinho?

Depois de aprender a metodologia, se faz mais do que necessário colocá-la em prática! E será que tem prática melhor para nós, amantes da bebida dos deuses, do que degustar um vinho?

curso de vinhos

Aprendizado das técnicas

E qual é a confusão que as pessoas fazem quando pensam que num curso online sobre vinhos não vão conseguir aprender a degustá-lo?

Elas não conectam o aprendizado das técnicas, dos movimentos e dos exercícios à degustação propriamente dita, e sim aos sentidos, principalmente aos aromas e gostos…

E se perguntam “como vou sentir os aromas e sabores através de uma degustação online”?

E agora eu vou te surpreender (ou quem sabe te desiludir…)  🙁

As pessoas possuem níveis de percepções diferentes, e as sensações dos nossos sentidos variam de pessoa para pessoa! Não pense que você vai sempre sentir todos os mesmos aromas e gostos que um profissional de vinhos te descrever.

Agora vem a boa notícia…

Qualquer pessoa que não tenha problemas de saúde em relação ao olfato ou ao paladar é capaz de sentir todos os aromas e sabores de um vinho – desde que aprenda as técnicas, os movimentos e faça determinados exercícios.

E para isso não necessariamente você precisa de um curso presencial, muito menos de degustar dezenas de vinhos num mesmo dia (até porque assim você não consegue ter uma experiência real da degustação).

Experimentado dezenas de vinhos ao mesmo tempo, você vai ter sensações muito diferentes, os seus sentidos vão acabar se confundindo, e a experiência se torna muito mais relacionada a  provar diversos vinhos diferentes do que verdadeiramente degustar como um profissional.

E o que isso tem a ver com um Curso Online sobre vinhos?

Num curso online sobre vinhos, você tem a sua disposição uma gama de informações teóricas que vão complementar o seu conhecimento sobre vinhos, num formato de vídeo aula.

Você vai aprender sobre a história do vinho, as principais variedades de uvas com suas características, como se faz o vinho, além de conhecer todos os tipos de vinho, por exemplo.

Além das informações teóricas, você poderá aprender sobre aquilo que chamamos de serviço do vinho, que influencia diretamente na sua degustação.

São aulas práticas com demonstração através de vídeo aulas sobre como abrir uma garrafa de vinho, quais taças escolher, como decantar um vinho etc.

Ainda nesse formato de aulas práticas são demonstrados todos os passos que você precisa fazer para aprender a degustar um vinho como um profissional, que é exatamente a aplicação da metodologia da degustação através de técnicas, movimentos e exercícios.

Nesse ponto, depois que você começa a aprender as técnicas é só começar a colocá-las em prática, pois é exatamente a prática que vai te levar à perfeição.

Quais são as grandes vantagens?

Num curso online sobre vinhos, você separa um horário mais tranquilo para se dedicar aos estudos, não tendo problemas de perder as aulas nos horários estipulados, já que é você quem escolhe o seu horário.

Você assiste às aulas onde, quando e quantas vezes quiser, podendo rever sempre aquilo que você já aprendeu.

Mesmo sendo online, se você se empenhar e seguir as técnicas você aprenderá tranquilamente a degustar vinhos como um profissional, mesmo assistindo aos vídeos a distância, sem nenhuma dificuldade.

Que tal dar um próximo passo?

Ainda com uma pulguinha atrás da orelha? Se você quer realmente aprender sobre vinhos dê o próximo passo! Tem dúvidas que vídeos online podem ajudar no seu aprendizado sobre vinhos?

Te faço um convite! Assista aos meus vídeos no Facebook, Instagram e no meu canal do Youtube.

Aproveite para participar especialmente das minhas MasterClass que acontecem uma vez por mês, e tenho certeza que você vai perceber que é possível sim aprender sobre vinhos com conteúdos online.

A Dica final

Não esquecendo: como eu disse anteriormente, é preciso praticar.

A prática é o que chamamos no mundo dos vinhos de litragem. Degustar vinhos é para sempre, e essa prática se torna ainda melhor quando você reúne seus amigos e familiares e, nesse momento, você com seus conhecimentos vai poder trocar experiências incríveis.

Então a dica é: reúna seus amigos e familiares para praticar! Vocês decidem os vinhos que querem degustar e podem se utilizar de umas das técnicas que pertencem à metodologia da degustação, que é degustar vinhos comparando.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais (Facebook, Twitter e Google+).

E, se você ficou com alguma dúvida, é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

Estamos com matrículas abertas para o nosso Curso Expert em Vinhos. Você pode reservar a sua vaga clicando no banner aqui embaixo.

 

2 comentários sobre “Curso Online sobre Vinhos: pode isso, Arnaldo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *