SaporeDiVino

Aprender sobre Vinhos, o que escolher? Curso Presencial ou Online?

aprender sobre vinhos

No post de hoje, atendendo a pedidos de alguns seguidores aqui do Blog e também das redes sociais, decidi escrever sobre um tema que muita gente me questiona: a diferença entre Curso Presencial X Curso Online para o estudo dos vinhos.

A verdade é que a vida da gente anda tão corrida que as horas parecem sempre insuficientes, e com tantas atribuições é realmente difícil encontrar tempo para nos dedicarmos àquilo que gostamos, principalmente quando é um hobby.

A coisa triste é que muitas das vezes renunciamos aos nossos desejos, nos impossibilitando de adquirir novos conhecimentos, por acharmos que eles vão ser sempre uma missão impossível.  

Curso de Vinhos Presencial – Modalidade Tradicional

Cursos presenciais são baseados na educação tradicional e apresentam bons resultados. É uma modalidade em que o aluno é ouvinte e conta com o apoio do professor para tirar suas dúvidas imediatas.

As aulas são 100% programadas pelo professor: ele define qual assunto abordar e qual a sequência de aprendizado a seguir, e os alunos contam com a companhia de outros colegas que trocam experiências de forma instantânea.

No caso dos cursos presenciais sobre vinhos, geralmente eles são pouco acessíveis, por conta de possuírem um custo alto; não trazem flexibilidade de horário e local e não são em todas as cidades do nosso Brasil que os encontramos.

curso de vinhos online

Curso de Vinhos Online – Flexibilidade

Um dos grandes benefícios de um curso de vinhos online é a flexibilidade de horário e local. O aluno pode assistir às aulas de qualquer lugar a qualquer horário.

É uma excelente opção para:

  • Pessoas que viajam constantemente a trabalho, o que dificulta manter a presença nas aulas (e nesse caso pode-se assisti-las de qualquer lugar do mundo, bastando ter um computador, tablet ou smartphone conectado à internet, e tudo fica muito mais fácil).
  • Pessoas que moram em cidades grandes, onde o tempo de deslocamento acaba sendo um empecilho (quem nunca perdeu horas num trânsito infernal?). No caso de um curso online, você pode até mesmo utilizar esse tempo para dedicar ao seu aprendizado.
  • Pessoas que não possuem disponibilidade de cursos presenciais na sua cidade.  Com um curso online as barreiras geográficas tornam-se inexistentes, o que é especialmente vantajoso para quem mora em localidades onde não há cursos disponíveis. 

Curso de Vinhos Online – Autonomia

Além de escolher os melhores horários para a sua rotina  – afinal, você pode até mesmo escolher estudar durante a madrugada -, um curso online te dá autonomia, já que você não precisa acompanhar toda a turma, como acontece em cursos tradicionais, criando seu próprio ritmo de estudo.

Cada pessoa possui níveis de dificuldades diferentes de acordo com os temas abordados.

Se você tiver dificuldades com determinado assunto, você poderá assistir inúmeras vezes, até que ele seja bem assimilado, enquanto os tópicos mais fáceis para você assimilar podem dar vez a um próximo tema.

Por outro lado, os alunos que fazem opção pela modalidade de curso de vinhos  online fazem o curso solitário, não tendo contato “olho no olho” com o professor (só “olho no vídeo”) e também se privam do convívio com os colegas.

aprender sobre vinhos

Curso de Vinhos Online – A grande dúvida

A grande dúvida quando se fala em curso de vinhos  online é sobre a degustação.

Muita gente não acredita que podemos aprender a degustar vinhos através de aulas online.

Isso se deve ao fato do total desconhecimento da metodologia internacional de degustação, que é baseada nos nossos sentidos e que devemos conhecer para que possamos extrair o melhor da nossa taça de vinho.

A confusão que as pessoas fazem é pensar que, como o importante é aprender a sentir os aromas e sabores do vinho, que isso não possa ser feito através de um vídeo.

A verdade é que para poder sentir os aromas e sabores do vinho existem técnicas específicas, determinados movimentos e exercícios para aguçar os sentidos que vão acabar refletindo nas sensações dos aromas e sabores.

É importante saber que as pessoas possuem níveis de percepções diferentes e que as sensações variam de uma pessoa para outra. Não pense que você vai sempre sentir todos os aromas e gostos que um profissional de vinhos te descrever, pois você não vai!

A boa notícia é que qualquer pessoa que não tenha problemas de saúde em relação ao olfato ou ao paladar é capaz de sentir todos os aromas e sabores de um vinho desde que aprenda as técnicas, os movimentos e faça determinados exercícios.

E essas técnicas, movimentos e exercícios podem ser transmitidas tranquilamente através de vídeos, exatamente como se você estivesse num curso presencial em que o professor demonstra como utilizar a metodologia – não existe nenhuma diferença.

Você vai simplesmente precisar aprender toda a metodologia, que se subdivide em análise visual, olfativa e gustativa, e depois colocar os seus conhecimentos em prática.

E não pense também que é experimentado dezenas de vinhos num mesmo dia que você vai aprender a degustar vinhos!  

Degustar muitos vinhos ao mesmo tempo acaba fazendo com que os nossos sentidos se confundam, e a experiência se torna muito mais relacionada a “provar diversos vinhos diferentes” do que a verdadeiramente degustar como um profissional:

 

Dica especial

Minha dica especial é: “Comece assistindo às minhas superaulas mensais sobre vinhos, chamadas de Masterclass, independentemente de você ter interesse em cursos presenciais ou online. E, de qualquer maneira, não deixe de fazer um curso de vinhos para aprender de verdade a degustá-los!”

E depois que você escolher qual tipo de curso fazer já estará apto a degustar vinhos e para praticar nada melhor que reunir amigos e familiares e trocar experiências incríveis.  

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais (Facebook, Twitter e Google+).

E, se você ficou com alguma dúvida, é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

Quer aprender ainda mais sobre vinhos? Faça agora o download do nosso e-Book “Os seis passos para se Tornar um Expert em Vinhos!”

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *