SaporeDiVino

Conhecer mais sobre Vinhos através de Vídeos: será possível?

Aprendendo com videos

Dias corridos, tantas coisas para fazer e pouco tempo para nos dedicarmos a uma atividade que realmente nos dá prazer: conhecer mais sobre vinhos.

Além da falta de tempo, ainda tem outro fator que contribui para que as pessoas não se aprofundem no assunto: você sabia que muitas pessoas se sentem intimidadas nesse aprendizado?

Se você é uma dessas pessoas, já vou te adiantar que podemos aprender sobre vinhos de uma forma simples e descomplicada, e que você pode iniciar reservando alguns minutinhos do seu dia para aprender sobre eles,  sim, com vídeos!

Vídeos apresentam um estímulo maior

A verdade é que os vídeos nos fornecem um estímulo maior do que uma escrita ou um simples áudio.

Através deles, é possível ver as expressões faciais das pessoas, o ambiente onde a pessoa está inserida – sem falar da linguagem corporal.

Eles potencializam o nosso conhecimento de forma criativa, sendo considerados por natureza mais divertidos e uma excelente experiência para aprender e assimilar um conteúdo.

Isso a qualquer hora, onde e quando você quiser, e não é diferente para o aprendizado sobre vinhos.

Vinhos: Um assunto extenso

O vinho faz parte de uma ciência que é a enologia, por isso podemos considerá-lo um assunto extenso.  

Imagina a importância de conhecer as características das uvas, clima e solo onde são cultivadas, como se faz a colheita… E aqui estou me referindo a uma parte pequena em relação a esse fruto. Ainda tem muito mais!

Todo o processo de produção das mais variadas tipologias de vinho, as principais regiões produtoras, como devemos conservar um vinho…

Sem contar uma das coisas mais prazerosas no aprendizado sobre vinhos, que é a degustação, e todos esses assuntos você pode aprender assistindo a vídeos.

E por acaso, você sabia que existe uma metodologia internacional de degustação de vinhos e que ela pode ser demonstrada por um profissional que tenha conhecimento através de vídeos?

Metodologia Internacional de Degustação de Vinhos

É sim, existe uma metodologia que é baseada nos nossos sentidos que através das técnicas, do aprendizado de certos movimentos e de exercícios especiais para despertar nossos sentidos, tornam a degustação um dos maiores prazeres para aqueles que apreciam realmente a bebida dos deuses.

E como falei antes, muitas pessoas se intimidam em começar a aprender sobre vinhos principalmente por desconhecerem alguns termos que são empregados exatamente para descrever da melhor forma suas experiências prazerosas, como por exemplo, taninos macios, vinho equilibrado, aromas tostados, fim de boca persistente etc.

Sem contar alguns termos mais técnicos, como fermentação malolática, maceração carbônica, perlage… hein? Estamos mesmo falando de vinhos?

A questão é que muitos destes termos não são de uso comum e acabam se limitando aos profissionais e apreciadores mais experientes. Apesar destas palavras não serem tão rigorosas e obrigatórias, é interessante conhecê-las.

A única coisa que a gente não deve criar é uma onda de chatice. Foi daí que surgiu o termo ‘enochato’, quando se usam vocábulos que não são necessários.

Cuidado, nem tudo que é divulgado na internet é verdade

Atualmente a internet é a principal fonte de informação, e acabou se tornando uma excelente ferramenta de busca para aumentar nossos conhecimentos, mas precisamos ter cuidado.

Afinal de contas nem tudo que vemos na internet é 100% verdade.

Então antes de iniciar a sua jornada no aprendizado sobre vinhos através de vídeos, como por exemplo, no Youtube, certifique-se sobre algumas informações do autor.

Verifique se ele é conhecido e conceituado no mercado e procure saber qual a sua formação sobre vinhos, porque vale a pena se certificar que aquilo que você quer aprender vem de uma fonte confiável, já que encontramos tantas informações incoerentes.

E para finalizar, eu posso te garantir que sim, você pode aprender sobre vinhos através de vídeos no Youtube. Se quiser se iniciar nessa jornada, conheça o meu canal com mais de 400 vídeos sobre o mundo dos vinhos.

Quer aprender ainda mais sobre vinhos? Faça agora o download do nosso e-Book “Os seis passos para se Tornar um Expert em Vinhos!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *