SaporeDiVino

Uma Vinícola dentro de uma Escultura (Enoturismo)

Capa Castelbuono

Enoturismo na Umbria

Hoje vamos falar sobre a visita a vinícola “Tenuta Castelbuono” que fica na região da Umbria, província de Perugia, mais precisamente num “paese” chamado Bevagna. A cada ano que passa o enoturismo nessa região está crescendo, ainda mais depois do sucesso reconhecido mundialmente do vinho Sagrantino di Montefalco.

Em italiano, “Tenuta” significa uma propriedade de grandes dimensões e “paese” é como chamamos aqui na Itália, as pequenas cidades, que seriam os nossos municípios.

O município de Bevagna faz parte da zona DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) e DOC (Denominação de Origem Controlada) para o a produção dos vinhos Sagrantino de Montefalco e Montefalco Rosso, respectivamente.

DOCG e DOC é um tipo de classificação dos vinhos italianos, para saber mais clique aqui!

A Tenuta Castelbuono, além de produzir vinhos excepcionais como o Montefalco Rosso e o Sagrantino de Montefalco, possui uma grande particularidade, é a única escultura no mundo onde se vive e se trabalha dentro dela.

carpace

Essa cantina/escultura nasceu do sonho da família Lunelli de ver uma cantina idealizada para o descanso dos vinhos, como se fosse um grande baú para os vinhos, e convidaram um dos maiores artistas contemporâneos italiano, famoso em todo mundo, Arnaldo Pomodoro para execução deste projeto.

Pomodoro aceitou o desafio de criar uma obra que colocasse em discussão os limites entre a arquitetura e a escultura, ao mesmo tempo estivesse em perfeita harmonia com a paisagem na qual seria inserida, e que no seu interno fosse extremamente funcional para a produção de vinhos. Foram necessários seis anos para finalizar a construção da cantina.

Castelbuono envelhecimento

A escultura foi chamada de Carapace, que significa “carapaça”, que representa a carapaça (casco) de uma tartaruga, esse foi o símbolo escolhido por Arnaldo Pomodoro, para representar a região e o vinho Sagrantino, que assim como a tartaruga são símbolos de longevidade.

A vinícola produz os seguintes vinhos: Carapace (Sagrantino di Montefalco DOCG), Lampante (Montefalco Rosso Riserva DOC), Ziggurat (Montefalco Rosso DOC) e Passito Montefalco Sagrantino DOCG, este último um vinho doce de sobremesa.

Castelbuono interior

A Tenuta Castelbuono pertence a família Lunelli, que possui outras vinícolas, uma na Toscana e outra em Trentino, norte da Itália. Esta ultima é onde são produzidas as famosas bollicine (espumantes) Ferrari, um dos espumantes italianos mais famosos, e que particularmente eu amo, mas vemos deixar esse assunto para quando formos a Trentino visitar essa outra tenuta da família.

Para visitar a vinícola é necessário fazer uma reserva.
Horários – Inverno:
Segunda a Sexta: 10.00–13.00 / 14.00-18.00
Sábado e Domingo: 10.00–13.00 / 14.30-19.30
Horários – Verão:
Todos do Dias
10.00–13.00 / 14.30-19.30

Telefone: +39 0742 361670
e-mail: carapace@tenutelunelli.it
site: http://www.tenutacastelbuono.it/

Você conhece alguém que curte enoturismo, e que gostaria de conhecer vinícolas italianas?

Então compartilhe com ela nosso artigo. Você pode copiar a nossa URL e enviar por e-mail, ou simplesmente compartilhar nas redes sociais: Facebook, Twitter e Google+

E para complementar o seu conhecimento sobre a produção dos vinhos da Tenuta Castelbuono, assista ao nosso vídeo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA E INCOMPARÁVEL!

Nosso Pacote de Enoturismo Aqui na ITÁLIA! Clique na imagem para mais detalhes!